Acidente envolvendo deputados do MPLA mata soba na Lunda-Norte

Compartilhe

Um soba morreu e outro ficou gravemente ferido, no sábado, 13, após terem sido atropelados por uma suposta caravana de deputados do MPLA, na localidade de Cavula, na comuna de Camaxilo, município de Caungula, na Lunda-Norte.

Jordan Muacabinza | Cafunfo

Segundo consta, as duas autoridades tradicionais foram atropeladas por uma das viaturas da comitiva parlamentar do círculo provincial acompanhadas de militantes do partido no poder que vinha de uma actividade política do município de Lubalo.

Para além do Lubalo, os partidários do MPLA, pretendiam realizar outras actividade da mesa dimensão no município de Caungula, “mas por razões de acidente nada mais aconteceu”, disse uma fonte no local.

Fontes deste portal relataram que, depois do atropelamento, a viatura que supostamente arrastou os dois sobas que aparentam ter acima de 50 anos, não parou no local para prestar os socorros à primeira nem a segunda vítima, deixa-as estateladas na via pública registando assim morte do soba Luciano Liassongo.

A fonte acrescenta que, a viatura que atropelou mortalmente o soba Luciano Liassongo  e soba Artur Muatxissengue (gravemente ferido) fazia parte da comitiva dirigida pelos  deputados do MPLA pelo círculo provincial e também vindos de Luanda. “Até ao momento a Polícia ainda não detectou os presumíveis autores pela morte, bem como não se pronunciou sobre o sucedido”, referiu.

Os dois sobas saíam do município de Cuango onde foram fazer movimentos bancários e estavam abordos de uma motorizada quando cruzaram com a caravana de deputados do MPLA.

“Eu vi e ninguém me contou como os sobas foram atropelados por um dos carros da caravana do MPLA, quando estes tendo chegado nas mediações do antigo bairro Cavula, na comuna de Camaxilo, município de Caungula”, disse Moisés da Silva, uma das testemunhas.

O soba Luciano Liassango morreu horas depois, devido a perda de muito sangue (hemorragia), uma vez que não foi socorrido no momento do acidente. “Este acabou por sucumbir”, acrescentou a fonte.

Segundo alguns populares, o acto protagonizado por “dirigentes do MPLA”, demonstrou falta de humanismo por parte da caravana, pois entendem que, “no mínimo, depois do acidente, deviam recuperar os sobas e posteriormente fossem levados para uma das unidades hospitalares mais próximas”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply