CNJ apresenta ao Ministério dos Recursos Minerais e Petróleo cooperativas no sector mineiro para fomento de emprego

Compartilhe

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) apresentou esta segunda-feira, 17, ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, um conjunto de preocupações que afectam a juventude do país, com enfoque para a formalização de cooperativas de jovens no sector mineiro, com vista o fomento de postos de trabalho.

A delegação do Conselho Nacional da Juventude foi encabeçada pelo seu líder, Isaías Kalunga, num encontro que decorreu à porta fechada com o ministro da tutela, Diamantino de Azevedo.

De acordo com o CNJ, o encontro visou apresentar ao titular do pelouro dos Petróleos, um conjunto de preocupações que foram colhidas em consulta pública aos jovens de todo o país, com o propósito de encontrar soluções de empregabilidade no seio da camada jovem.

A organização avança que, o Conselho Nacional da Juventude elegeu apresentar ao Ministério dos Petróleos e Gás “um pacote de preocupações, nomeadamente a formalização de cooperativas de jovens do sector mineiro, através do Programa Integrado de Desenvolvimento de Cooperativas (PIDECCOOP)”, cujo objectivo, segundo faz constar “é mitigar o desemprego no leste do país”.

No encontro, para além da pretensão de implementar as cooperativas minerais, a direcção do CNJ aproveitou a ocasião para solicitar bolsas de estudo, “apoio consubstanciado em referências bibliográficas para os estudantes em fim de curso, estágios remunerados nas grandes multinacionais, que operam no sector petrolífero e formação técnico-profissional para atender rapidamente os principais problemas que assolam o país”, refere o Conselho Nacional da Juventude.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply