Relatório dos EUA coloca Angola entre países com graves violações de direitos humanos

Compartilhe

Angola foi colocada entre os países de expressão de língua oficial portuguesa com graves violações dos direitos humanos, segundo um relatório do departamento norte-americano divulgado na segunda-feira, 20 de Março.

O relatório anual do Departamento de Estado americano sobre os direitos humanos, em 2022, relata violações graves daqueles direitos nos países africanos de língua portuguesa à excepão de Cabo Verde.

De acordo com o documento, Angola, Moçambique e a Guiné-Bissau apresentaram as violações de direitos humanos mais graves: execuções extrajudiciais, prisão arbitrária de cidadãos, e sua tortura, e tratamento desumano às mãos das forças de segurança.

O relatório refere, ainda, a detenção de presos políticos, ameaças e violência contra jornalistas e condições cruéis e degradantes nas prisões, pondo em risco a vida dos reclusos.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply