Quim Catana denúncia “máfia e crime organizado” dentro da administração de Viana na usurpação de terrenos de cidadãos

Compartilhe

O ex-chefe das operações da fiscalização municipal de Viana, Joaquim Catana, mais conhecido por “Quim Catana”, denunciou a existência de uma “máfia e crime organizado”, dentro da Administração Municipal, nos casos de invasão de terrenos.

Em declarações à Rádio Despertar, Joaquim Catana “Quim Catana” revelou que, a “máfia” de terrenos que opera em Viana, conta com o envolvimento de figuras ligadas as Forças Armadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional (PN) e de altos funcionários do Estado, protegidos pelas autoridades máximas do município satélite.

Segundo o antigo fiscal, o Estado angolano perde avultadas somas em dinheiro, devido a incapacidade da administração municipal na gestão dos terrenos.

Joaquim Catana, aponta o distrito do Zango, como a zona que regista mais casos de esbulho de terra por causa do alegado envolvimento de funcionários da administração municipal.

O antigo chefe das operações da fiscalização municipal de Viana denuncia que não são legítimos os actos de expropriação de terrenos de populares, sobretudo camponeses, levados acabo por fiscais, a mando de altos responsáveis da administração municipal.

Quim Catana disse que por não concordar com as práticas da administração municipal de Viana, decidiu abandonar às funções de chefe das operações da fiscalização municipal, cargo que desempenhou entre os anos de 2019-2021, tendo declarado que “nunca houve um único administrador sério em Viana”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply