Presidente João Lourenço despacha João Diogo Gaspar para governar Cuanza-Norte
O deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar do MPLA, João Diogo Gaspar, foi nomeado esta quarta-feira, 17, pelo pelo Presidente da República, João Lourenço, como o novo governador do Cuanza-Norte, em substituição de Pedro Makita Júlia.
O novo governador, pela sua trajectória política, deve conhecer bem a província do Cuanza-Norte, uma vez que, por duas ocasiões consecutivas foi coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do MPLA ao Cuanza-Norte.
Durante a sua vigência como o responsável do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do partido no poder, João Diogo Gaspar, também nas vestes de deputado à Assembleia Nacional, manteve vários encontros e contactos com membros da sociedade civil, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e militantes do seu partido.
O deputado João Diogo Gaspar, até ser nomeado, estava destacado na 5ª Comissão da Assembleia Nacional, que vela pela Economia e Finança, membro do Bureau Político do MPLA e licenciado em Administração e Finanças.
O novo governador do Cuanza-Norte é docente universitário e representou várias vezes o país e o partido (MPLA) nos eventos internacionais.
Especialistas entendem que, a sua escolha, apesar de ter sido feita com base na conveniência de serviço e nos termos da Constituição da República de Angola, reflecte, a política de gestão e renovação dos cargos públicos em Angola, buscando garantir a eficiência e o bom funcionamento das instituições governamentais.
Ao merecer a confiança do Presidente da República, João Lourenço, o novo Governador Provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, afirmam ainda os especialistas, tem a partir de agora a missão de promover uma administração pública transparente, competente e responsável, capaz de responder às necessidades e aspirações da população angolana.
Nomeações de governadores provinciais são acções comuns na dinâmica política de Angola, visando fortalecer a governança local e garantir uma gestão eficaz e alinhada com as prioridades nacionais.
O Presidente Lourenço continuará a monitorar de perto o desempenho dos governadores provinciais e a tomar as medidas necessárias para garantir o progresso e o bem-estar do país como um todo.
João Diogo Gaspar, no seio do MPLA, até à sua nomeação desempenhava as funções de coordenador do Grupo de Acompanhamento à província do Namibe.
É deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial de Malanje desde 2012.