Presidente da UNITA reafirma que seu partido não reconhece resultados eleitorais da CNE que dão vitória ao MPLA

Compartilhe

Oiça aqui:

Adalberto Costa Júnior, líder da UNITA, reafirmou na noite desta quinta-feira (1), em Luanda, em mensagem dirigida à nação,  que o seu partido não reconhece os resultados finais das eleições gerais do dia 24 de Agosto.

O líder da UNITA voltou a reafirmar que o MPLA não venceu as últimas eleições, conforme se pode ouvi no áudio acima.

Na sua mensagem de menos de cinco minutos, o presidente do maior partido na oposição, reafirmou igualmente que MPLA não venceu as eleições e exige à CNE a comparação das actas das assembleias de voto.

O político revelou que seu partido  já entrou com pedido de anulação da votação no Tribunal Constitucional, nas vestes de tribunal eleitoral.

Abaixo está a mensagem de Alberto Costa Júnior:

MENSAGEM À NAÇÃO

Angolanas e angolanos

Na nossa comunicação do passado dia 26 de Agosto, partilhamos com todos vos que não reconhecíamos os resultados provisórios das eleições de 24 de Agosto.

De lá para cá, percebemos a grande expectativa de todos angolanos. Chegam a nós imensas perguntas sobre o que temos feito e para quando o nosso pronunciamento sobre os resultados definitivos do processo eleitoral.

Duas razões explicam o porquê desta declaração não ter sido proferida até hoje:

Uma relacionada com o contencioso eleitoral cujos prazos, em execução neste momento e previstos na lei procuramos respeitar. A outra Diz respeito a contagem paralela, um processo sensível e complexo que se encontra agora na sua fase final.

Nos últimos dias, dialogamos com embaixadores de Países membros do Conselho de segurança da ONU, com outros países com relacionamento relevante com Angola e com responsáveis de instituições idóneas da sociedade civil e outras respeitáveis personalidades.

Hoje temos muito mais dados do que tínhamos há uma semana e reafirmamos que no dia 24 de Agosto o povo votou na mudança, pelo que a UNITA e seus parceiros da FPU não reconhecem os resultados definitivos publicados esta semana pela CNE, porque estes não refletem a verdade eleitoral.

Hoje falo com a expectativa de que a Comissão Nacional Eleitoral, bem como o Tribunal Constitucional desempenhem verdadeiramente as suas funções no estrito respeito à constituição e às leis. Que a CNE não se furte em confrontar as actas em sua posse com as cópias em posse dos partidos políticos. Reafirmo: o MPLA não ganhou as eleições do dia 24 de agosto.

Estamos há 20 anos em paz e precisamos abraçar um verdadeiro estado democrático e de direito, com uma imprensa livre e plural, distinta da pratica da censura, da propaganda e da falta de contraditório que todos os dias continuam a agredir todos os angolanos. Um Estado onde não se exibam as forças de defesa e segurança, forças republicanas, para amedrontar o seu povo.

Termino garantindo que tudo faremos para que todos os votos sejam efectivamente contabilizados e respeitados.

A UNITA e o seu Presidente, não abandonarão aqueles que confiaram o seu voto na alternância.

Estamos juntos, povo angolano, unidos pela mesma causa comum: o respeito escrupuloso pela verdade eleitoral. Por uma angola de todos.

Que Deus abençoe Angola.

Que Deus abençoe Angola

A Hora é Agora

Luanda, 1 de Setembro de 2022

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply