João Lourenço reúne chefes das secretas para abordar reclamação da vitória eleitoral por ACJ

Compartilhe

O Presidente João Lourenço, é citado, em meios do regime, como tendo convocado, nesta sexta-feira, 2, os chefes das secretas com quem travou uma abordagem versada ao tema da reivindicação de vitória eleitoral reclamada pelo líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

Segundo o Club-K, o conteúdo da reunião está a ser interpretado como “orientações” destinadas a inviabilização do alegado recurso que a UNITA, submeteu esta semana, junto do Tribunal Constitucional pedindo a comparação das actas sínteses na qual, o maior partido da oposição reclama que ser ai onde assenta a verdade eleitoral.

Apesar de o Tribunal Constituição ter já recebido o recurso da UNITA, fontes do Club-K, consideram que com “isto” o Presidente João Lourenço, “não precisa aguardar pelo desfecho deste processo”, uma vez que o líder do MPLA, já terá decidido que o acto de posse do presidente eleito fica agendada para o próximo dia 15 de setembro.

Para o efeito, decorrem na comuna da Funda em Luanda, preparativos para os desfiles militares para a investidura de João Lourenço como Presidente reeleito. Nos anos anteriores, os referidos preparativos eram feitos na Marginal II, porém, para o momento que se vive, em Luanda, decidiu-se fazer na comuna da funda por critérios de sigilo. “Isto prova que o Tribunal Constitucional não fará nada as reclamações da UNITA”, exclamou uma fonte que acompanha o assunto.

Na sua pagina na rede facebook, o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior lembrou que “O Tribunal Constitucional é composto por angolanos como nós”, e que “cabe aos seus juizes decidirem como ficarão na história. Responsáveis por uma fraude que altera os resultados eleitorais ou os que escolheram a democracia, a honestidade e a vontade da maioria dos seus irmãos angolanos”.

Esta semana, os alguns membros das forças de defesa e segurança começaram a receber um inédito subsídio não previsto.

De acordo com apurações, terão apenas recebido os referidos subsídios aqueles militares ligados as “secretas”. As autoridades não explicaram aos mesmos o propósito do subsidio pelo que terão apenas solicitado o fornecimento das contas a um grupo restrito.

Militares oriundos das extintas forças militares da UNITA, vulgo “provenientes” foram excluídos desta operação.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply