PR EXONERA ZENÚ DOS SANTOS E NOMEIA MARCOLINO MOCO PARA SONANGOL
O presidente da República João Lourenço exonerou hoje, quarta-feira, José Filomeno dos Santos «Zenú» do cargo de Presidente do Conselho de Administração. Em substituição, João Lourenço nomeou Carlos Alberto Lopes, ex-ministro das Finanças e até ao momento secretário para os Assuntos Sociais do presidente da República.
Texto de Rádio Angola
Para além de Zenú dos Santos, foram exonerados mais dois administradores que integravam o conselho de administração do Fundo Soberano de Angola, nomeadamente, Hugo Miguel Évora Gonçalves e Miguel Damião Gago, ambos administradores executivos.
Para o conselho de administração do Fundo Soberano foram nomeados também Laura Alcântara Monteiro, Valentina de Sousa Matias Filipe, Miguel Damião Gago e Pedro Sebastião Teta, para os cargos de administradoras executivas e administradores executivos.
A nova secretária para os Assuntos Sociais do presidente da República é a socióloga Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas, enquanto José Manuel Mena Abrantes foi nomeado para o cargo de consultor do presidente da República. Outra nomeação é Francisca Salomé Massango de Brito para o cargo de directora geral da Unidade de Informação Financeira.
Marcolino Moco e Lopo do Nascimento constam também do pacote de nomeações procedidas por João Lourenço neste dia. Ambos ex-primeiro-ministros de Angola são agora igualmente administradores não-executivos da Sonangol.
Lopo do Nascimento foi primeiro-ministro de Angola de 11 de Novembro de 1975 a 9 de Dezembro de 1978 e secretário-geral do MPLA na mesma altura. Já Marcolino Moco foi primeiro-ministro de 2 de Dezembro de 1992 a 3 de Junho de 1996, bem como secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de 1996 a 2000.