População de Cafunfo apela construção de mais valas de drenagem para escoamento das águas residuais

Compartilhe

Os populares do sector diamantífero de Cafunfo, no município do Cungo, na Lunda-Norte dizem-se satisfeitos com as obras de construção de valas de drenagem, pela empresa “Ecos do Leste LDA”, com vista ao escoamento das águas residuais em épocas chuvosas.

*Jordan Muacabinza | Cafunfo
Fonte: Rádio Angola

As obras, segundo a constatação feita pela Rádio Angola, estão a decorrer em algumas zonas da Vila de Cafunfo, com o objectivo de garantir maior tranquilidade dos munícipes no período da chuva, que de acordo os moradores tem havido muitas águas paradas.

As vias que nesta primeira fase estão a beneficiar de esgotos são a zona do tanque no “centro urbano” estendo-se até ao “Campo 11”. A população entende que “é necessário que se construam mais valas de drenagem, que vão possibilitar a evacuação das águas residuais até à zona de Pique”.

Esperam também que seja construída outra vala de esgotos que ligue o bairro Gika a partir da “Escola Ngonga Babi” até à entrada do pique, passando pelo mercado principal de Cafunfo, Campo 11 (centro), a Esquadra Aduaneira da Polícia Fiscal para despojar águas na vala que fica junto à 2º Esquadra Policial de Cafunfo.

A população lamenta que, nos últimos tempos, as valas de drenagem construídas há tempo, degradaram-se e foram transformadas em locais para deposição de resíduos sólidos por parte da população de Cafunfo.

“Temos visto as valas de drenagem transformadas em contentores de lixo, ao invés de manter a higienizadas, por isso, a população quer que sejam construídas mais valas de esgotos das águas”, disse um dos entrevistados.~

Ouvidos pela Rádio Angola, os habitantes de Cafunfo afirmam que, a administração local, tem toda a responsabilidade, por meio de dos serviços de saneamento básico, manter estes lugares limpos e suficientemente protegidos, mas ao contrario, lamentam os populares, “notam-se falhas no acto da construção das referidas valas”, situação que segundo eles, “não acontece nas centralidades do país, em que as valas têm sempre a manutenção”.

O Adão Cassongo, morador do bairro Bala-Bala arredores de Cafunfo disse que valas de drenagem, que tinham sido feitas na altura do estancamento das ravinas pela empresa “7 Cunhas”, devido a pouca profundidade e nem foram tapadas, facto que preocupou os moradores, uma vez que, referiu, devido a falta iluminação pública constitui um perigo à segurança das pessoas.

Por sua vez, Sabino Abreu afirmou que “se o governo local tivesse visão, estaria a dar obras aos empresários locais, facto que possibilitaria a criação de mais postos de trabalho e a iniciativa de fomento de empresas dos filhos natos”.

“A titulo de exemplo, está sendo avaliada uma das valas de drenagem, que está sendo feita no Campo 11, concretamente no centro urbano em Cafunfo, um empresário com aquela iniciativa o governo locai deveria em lhe apoiar para construção de maia valas a nível da vila de Cafunfo”, disse o cidadão.

Leave a Reply