Político do MPLA aconselha Presidente do Tribunal Supremo abandonar cargo

Compartilhe

Oiça:

O antigo secretário de Estado do Ministério da Comunicação Social, Celso Malavoloneke, aconselhou neste domingo, 16, o Juiz Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, a apresentar a sua demissão do cargo diante dos processos judiciais que levaram a PGR a proceder a investigação nas práticas de corrupção.

O também dirigente do Comité Central do MPLA, deixou o seu conselho quando participava no espaço dominical “análise da semana no prova dos factos” da Rádio comercial Despertar, em Luanda.

Segundo o Club-K, ao comentar sobre os escândalos de corrupção na suprema Corte angolana, Celso Malavoloneke esclareceu claro que ele  é daqueles que “acha que o Juiz Joel Leonardo, por todos e mais motivos,  já deveria ter apresentado a sua demissão”.

“Eu pessoalmente não sei como me sentiria num evento do Estado, na sede da Presidência da República, na presença do mais alto magistrado da nação a comunicar-se e eu estou por debaixo de um  processo judicial, eu apresentaria a minha demissão automaticamente”, referiu Celso Malavoloneke que é igualmente comunicólogo.

O Juiz Joel Leonardo tem sido investigado depois de a PGR ter aberto o processo com o número 9240/2023 que visa apurar práticas de corrupção no Tribunal Supremo, démarches estas que recentemente foram confirmadas pelo Presidente da República João Lourenço, durante a tomada de posse de novos juízes designados da suprema corte.

“Aguardemos com serenidade o andamento do trabalho em curso que está sendo realizado pela Procuradoria-Geral da República”, pediu o Presidente alertando que “do juiz conselheiro de um tribunal espera-se sempre um comportamento exemplar perante o trabalho que realiza e na sua postura na sociedade”.

No passado dia 30 de março, a PGR submeteu ao PR João Lourenço um relatório provisório, na qual dá conta haver indícios de que o Presidente do Tribunal Supremo, terá cometido o (1) crime de peculato, previsto e punido pelo artigo 362 do código penal; (2) enriquecimento sem causa, punido nos termos do artigo 37, da lei da probidade pública e o (3) crime de infidelidade, previsto e punido pelo artigo 426 do código penal de Angola.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply