POLÍCIA NACIONAL TRAVA EM LUANDA MARCHA CONTRA DESEMPREGO

Compartilhe

A capital angolana foi neste sábado, 24/08, palco de uma manifestação de rua promovida por vários activistas contra o elevado índice de desemprego no país. A polícia Nacional foi chamada a intervir e travou a progressão dos manifestantes que pretendiam chegar até 100 metros do Palácio Presidencial da Cidade Alta.

Rádio Angola

Denominada “marcha contra o desemprego”, o protesto percorreu algumas artérias do centro da cidade de Luanda, onde dezenas de activistas, estudantes e desempregados exigiram ao Presidente da República João Lourenço os 500 mil empregos prometidos durante a campanha eleitoral de 2017.

Os manifestantes lembraram que o então candidato MPLA a Presidente da República em Agosto de 2017 a criação dos 500 mil postos de trabalho, mas argumentam que, passados dois anos de poder dos cinco do seu mandato que termina em 2022, nada se vê na prática.

Muitas senhoras zungueiras juntaram-se a marcha dos manifestantes da capital angolana, que pretendiam chegar ao palácio presidencial, foi interrompida pela Polícia Nacional logo à entrada da Cidade Alta, que com um cordão de segurança, travou os manifestantes no Largo da Maianga com cães e cavalos, impedindo-os que chegassem até 100 metros do Palácio Presidencial, tal era a pretensão dos organizadores da referida marcha contra o desemprego.

A marcha parte de um movimento nacional, em que os jovens exigem igualmente a melhoria da situação económica e social do país.

Para além de Luanda, as províncias do Bengo, Kuanza-Norte e Uíge, registam igualmente protestos de rua com o mesmo propósito.

O último relatório do Instituto Nacional de estatística de Angola aponta a subida para 8,8 % do nível do desemprego entre Janeiro de 2017 e Janeiro de 2018.

Oiça aqui na página da Rádio Angola o descontentamento dos manifestantes:

Leave a Reply