Activistas de Benguela envolvidos na sensibilização da população contra Coronavírus

Compartilhe

Um grupo de activistas cívicos da província de Benguela decidiu abraçar a campanha que visa sensibilizar as comunidade sobre as medidas de prevenção contra à propagação da COVID-19, apesar de Benguela não registar até ao momento nenhum caso positivo.

Faustino Dumbo | Lobito

São vários activistas ligados às organizações-não governamentais tais como OMUNGA, AJS, Movimento Revolucionário do Lobito (MRL), Projecto Comunitário Educação pela Paz (PCEP) e Yosi Yetu.

O acto de educação cívica contra o Coronavírus a estender-se em toda extensão da província, teve o seu lançamento no bairro da Santa Cruz, concretamente no Campo adjacente ao Clube Académica do Lobito com o apoio da Direcção Municipal da Saúde do Lobito, com o envolvimento direito dos senhores Simão e Bernardo.

No local, os activistas encontraram um grupo de jovens com idades compreendidas entre os 17 e 30 anos de idade, que mesmo no período de Estado de Emergência disputavam uma partida de futebol.

Abordados, os jovens que não observavam a distância mínima de distanciamento de pelo menos um metro entre si, recusaram-se regressar às suas residências, tendo minutos depois um dos jovens se insurgido com o activista Eduardo Ngumbe, que quase foi agredido.

“Se com os agentes da Polícia Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA), não fomos as nossas casas, com vocês vamos obedecer?”, disse um dos praticantes de futebol.

“Parece que o governo vos deu dinheiro para fazer este trabalho de mobilização, os que trouxeram o coronavírus em Angola não fomos nós, portanto, saiam daqui não queremos confusão com ninguém”, frisou.

Leave a Reply