ONG´s angolanas realizam vigília na sexta-feira a favor das Autarquias Locais no país em 2023

Compartilhe

Três organizações não-governamentais angolanas, convocaram para esta sexta-feira, 10, uma vigília na cidade de Benguela, a favor da institucionalização das autarquias locais no país.

Numa nota de imprensa enviada à Rádio Angola, a OMUNGA, o Movimento Jovens pelas Autarquias (MJA) e a Friends of Angola (FoA), informam a comunidade nacional e internacional, que a vigília será realizada em simultâneo das 18h às 19h30, nas províncias de Luanda e Bengeula.

A nota adianta que, para a província de Benguela, a vigília vai acontecer no “Largo África” ao passo que em Luanda, os participantes poderão realizar o acto “átrio da Igreja Sagrada Família”.

De acordo com a organização, o evento tem entre outros objectivos “apelar a Assembleia Nacional para a conclusão urgente do Pacote Legislativo Autárquico e exortar o Executivo para a inclusão ao Orçamento Geral do Estado/2023 de uma rubrica destinada a realização das eleições autárquicas”.

“A vigília será orientada com as seguintes frases ou palavras de ordem: Poder local é urgente; Autarquias é um direito; Artigo 52 CRA; Pelas autarquias, pelo desenvolvimento; Autarquias já”, lê-se.

Os organizadores convidam “todos os amantes da cidadania e da participação popular a se juntarem a nós, quer esteja em Luanda ou em Benguela”, pois entende que “a  participação activa dos cidadãos na vida pública é um imperativo da lei, consagrado no artigo 52º da CRA”.

“Como se pode verificar, o actual modelo de Administração excessivamente centralizada não tem contribuído significativamente para a participação dos diferentes segmentos da sociedade na gestão dos assuntos locais, visto que as principais decisões continuam a ser tomadas ao nível da capital Luanda”, referem.

Para a OMUNGA, MJA e a FoA, a Constituição da República de Angola (CRA) reconhece que as autarquias locais e as instituições do poder tradicional constituem formas organizativas do poder local (art. 213º), cabendo-lhes o direito e a capacidade de gerirem e regulamentar nos termos da constituição e da lei, sob sua responsabilidade e no interesse das respectivas populações, os assuntos públicos locais (art. 214º).

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply