ONG ARISA capacita membros da sociedade civil para educação cívica e boa governação em Angola

Compartilhe

Pelo menos 60 membros da sociedade civil participaram, em Luanda, de um workshop de formação de facilitadores de “Educação Civica de Angola” no quadro da promoção do Estado democrático e de Direito, e boa governação, promovido pelas ONG´s Advancing Rights in Southem Africa (ARISA) e Freedom House.

Rádio Angola

A iniciativa, segundo os promotores, enquadra-se dentro do projecto financiado pela organização não-governamental norte-americana United States Agency International Development (USAID), que visa melhorar o reconhecimento, conscientização e aplicação dos direitos humanos na região da África.

O programa liderado pela Freedom House e seus parceiros como a American Bar Association (ABA), Internews e PACT, visa igualmente a protecção dos grupos mais vulneráveis e marginalizados da mesma região.

A activista Fanita Valentim, membro da Plataforma Cazenga em Acção (PCA), Fanita Valentim, enalteceu a iniciativa da organização Advancing Rights in Southem Africa (ARISA), pois entende que a acção poderá “ajudae na melhoria das comunidades mediante a actuação dos activistas”.

Para a jovem, no workshop que teve a duração de dois dias numa das unidades hoteleiras, na capital do país, aprendeu sobre os mecanismos que poderá usar para a promoção da cidadania na sua comunidade diante dos cidadãos que “não sabem os seus direitos e deveres”.

A activista Marinela Pascoal, membro da organização Movimento de Mulheres pelos Direitos Civis e Políticos (MMDCP), disse que gostou o facto de ter participado do encontro, que segundo ela, serviu para enriquer os seus conhecimentos enquanto activista e defensora dos direitos das mulheres.

“Como ectivistas é importante  ter noção de algumas coisas, e hoje, neste workshop pude ter contacto com alguns decretos e leis que antes não tive, pelo que reforça naquilo que sei sobre cidadania e educação cívica”, considerou.

Na ocasião, o docente universitário e investigador, Nuno Álvaro Dala, um dos formadores, disse a este portal que foram ministrados conteudos relacionamentos à educação civica, democrácia e Estado de direito, com o proposito de formar formadores.

Os destinados da acção formativa vão depois replicar às suas experiências às organizações e, naturalmente nas comunidades, para transmitirem estas experiências aos locais de origem e assim que outras pessoas  beneficiem destes conhecimentos essenciais para a promoção da cidadania, da cultura democratica e Estado de direito.

O workshop decorreu em Luanda, nos dias 30 e 31 de Março (quarta e quinta-feira), com a participação de mais de 50 cidadãos membros da sociedade civil de ambos sexos.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply