FPU diz que imprensa pública “tornou-se” no principal veículo da instabilidade do país

Compartilhe

A plataforma política Frente Patriótica (FPU) acusou os órgãos de comunicação social do Estado de “diabolizarem” os adversários do partido no poder (MPLA), “tornando-se no principal entrave para a reconciliação dos angolanos”.

Rádio Angola

Numa declaração conjunta tornada pública nesta quarta-feira, 29, em conferência de imprensa, a UNITA, Bloco Democrático e o projecto político PRA-JA Servir Angola, entendem que “os órgãos públicos de comunicação social que deveriam estar ao serviço de todo o povo, tornaram-se no principal veículo da instabilidade e contra a reconciliação nacional, por via da diabolizaçãondos adversários”.

Para a Frente Patriótica Unida (FPU) “esta prática, iniciada  antes da proclamação da Independência Nacional em 1975, tem sido continuada até hoje e enfatizada nos períodos eleitorais”.

“A cinco meses das quintas eleições gerais da história de Angola, a prática do regime impele os angolanos a  um grande retrocesso na construção do estado democrático de direito, o que constitui um grave atentado à Constituição da República como, de resto, tem sido característica distintiva do regime que viola todos os dias os mais elementares direitos do cidadão”, lê-se

De acordo com Adalberto Costa Júnior, Filomeno Vieira Lopes e Abel Chivukuvuku, “Angola é, à luz da sua Constituição, um Estado de Direito Democrático. Assim exige-se dos órgãos estatais de comunicação social, equidistância, equilíbrio em relação aos partidos competidores e a observância do direito ao contraditório”.

Para a liderança da FPU, “a postura prevalecente dos órgãos públicos de comunicação social demonstra que o país não tem, ainda, tais instituições”, refere, acrescentando que “todas elas foram capturadas e colocadas ao serviço exclusivo do regime”.

“Com efeito, a TPA, a RNA e o Jornal de Angola, órgãos tradicionais do estado, acrescidos de outros órgãos privados, ora nacionalizados tais como a TV Zimbo, a TV Palanca, a ZAP e o Jornal “O País”,  promovem, apenas e só, a imagem do regime contra a Nação, censuram impiedosamente todos os outros concorrentes, a sociedade civil e algumas Igrejas”, sustenta a nota.

Sublinha ainda que, “conscientes desta e doutras situações que põem em causa a estabilidade, a construção do Estado Democrático e o processo de reconciliação nacional, conseguidos com o sacrifíco de vidas de milhares de cidadãos, a liderança da Frente Patriótica Unida, solicitou um encontro com o Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, a 3 de Março de 2022”.

Quanto ao processo eleitoral, os líderes da Frente Patriótica Unida manifestam a sua “grande” preocupação pelo facto comprovado de, a um dia do fim do registo eleitoral, existir um significativo número de cidadãos maiores de 18 anos de idade por registar, dentro e fora do país, por não terem sido criadas, pelo Governo e deliberadamente, as condições técnicas e humanas para o registo, obrigatório, ao abrigo da lei.

“Assim, os líderes apelam a uma urgente concertação entre todas as partes interessadas, para a tomada de disposições, como alargar o período do Registo Eleitoral, para que ninguém seja excluído do seu direito constitucional e aumentar os BUAPS nos municípios, comunas e seu desdobramento em subunidades móveis para as aldeias, ao encontro dos cidadãos humildes e desprovidos de meios de locomoção”.

A plataforma defende igualmente o aumento e completar a rede de BUAPS no exterior do país, nomeadamente, nos Estados Unidos da América, Suíça e noutros países ainda não contemplados, bem como “munir as unidades móveis de meios de transporte adequados às dificuldades de locomoção (carros de tracção e helicópteros)”.

Os líderes da Frente Patriótica Unida “deploram as brutais e partidariamente inspiradas incursões da Justiça, por via do Tribunal Constitucional, na vida interna dos partidos e projectos de partidos, tal como confirmadas pela inviabilização do Projecto político PRA-JA Servir Angola e pela anulação do XIII Congresso Ordinário da UNITA, realizado em  Novembro de 2019”, condenando também “a contínua interferência, instrumentalização e chantagem protagonizadas pelo regime, criando incertezas na Nação e fora dela, num processo que se deseja isento e credível”.

Em face desta realidade, de acordo com o documento, os líderes Adalberto Costa Júnior, Abel Epalanga Chivukuvuku e Filomeno Vieira Lopes, apelam a todos os angolanos a manterem a serenidade, a não reagirem às provocações e recomendam que a tolerância e o respeito pela diferença sejam o guia permanente da convivência entre os cidadãos.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply