“NÃO É JUSTO O ZENÚ TER AC E CHUVEIRO NA CELA E NÓS NÃO”

Compartilhe

Reclusos do hospital-prisão do São Paulo reclamam das regalias que tem José Filomeno dos Santos «Zenú», ex-presidente do Fundo Soberano e filho do ex-presidente da República José Eduardo dos Santos.

Texto de Rádio Angola

Reclusos informaram aos familiares que lhes visitaram nesse final de semana que não faz sentido que Zenú tenha direito a condições que os demais presos não têm, como o ar-condicionado e o chuveiro para banhos de luxo instalados só para ele. Admitindo que o ar-condicionado e chuveiros fazem falta e constituem itens básicos, repudiam que apenas tenha direito o filho do ex-presidente acusado de tentar burlar o Estado.

“Somos doentes, estamos aqui porque precisamos de assistência, mas nem temos um banho em condições, enquanto o cauisso (termo prisional para novato) que nem está doente lhe deram tudo isso nos primeiros dias”, contaram aos familiares. “Ele está mesmo na cela onde esteve o preso político Sedrick de Carvalho”, acrescentaram.

A cadeia do São Paulo, como diz o seu nome, é um hospital-prisão para albergar os presos doentes, sendo transferidos para ali a partir das cadeias principais, como as comarcas de Viana e a central de Luanda (CCL). Quando recuperados da doença, são devolvidos às cadeias de origem para continuidade do cumprimento da pena ou aguardar pelo julgamento, nos casos de detidos.

Os reclusos-doentes lamentam o tratamento discriminatório. “Mesmo até na cadeia continuam a ser nossos chefes, a viverem bem, enquanto nós estamos aqui a lutar para ver televisão com falhas”, disseram, apontando o sistema de tv por satélite dos “presos de luxo”.

Disseram ainda que “ninguém aqui está a gostar disso, não é tipo os 15+2 que mereciam ter melhores condições que nós porque eles eram presos políticos, estavam a lutar por nós, agora esses gajos são gatunos e querem viver tipo rei do penal”.

A Rádio Angola continua atenta aos movimentos na cadeia mais vigiada do país.

Leave a Reply