Ministro do Interior na lista de benificiário de terrenos de camponeses no Talatona

Compartilhe

Ouvir:

Uma lista de figuras e instituições, que supostamente beneficiaram de parcelas de terras de camponeses da zona de 11 de Novembro, no Distrito Urbano da Cidade Universitária, no município do Talatona, em Luanda, foi tornada pública pelos camponeses da empresa “Konda Marta”, onde consta o nome do ministro do Interior, Eugénio César Laborinho.

A lista foi feita pelo Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), no dia 29 de Abril de 2022, assinada pelo director-geral do ICGA, José Manuel da Conceição Januário, para além de Eugénio Laborinho consta ainda nomes de José Maria do Carmo Adriano, Lectícia Belani Ramos de Almeida vilhena, Abraão Jorge Martins, J & P Origens, Del-Home-Artigos para Casa, Lda, Aniceto Cabeia Augusto e Paulo Soares Nenganga.

Na lista figuram também Josué Emanuel Lopes do Rosário (Joaquim do Rosário, comandante do Talatona), Damecju-Comércio e Construção Civil (SU), Lda, Marta Pezo, TABSIR, Adelaide José António da Silva, Filomena Tavares de Almeida Ferreira e Kalin Kravid Ramos de Almeida, num total de 15 pessoas, que terão recebido terrenos que os camponeses alegam ser sua propriedade no 11 de Novembro, em Luanda.

O aparecimento do nome do ministro do Interior, dá azo às informações segundo as quais, o comandante municipal da Polícia Nacional no Talatona, subcomissário Joaquim do Rosário, tem a protecção de Eugénio Laborinho, daí acções recorrentes que são protagonizadas contra os indefesos camponeses.

O caso mais recente, conforme noticiou o Club-K,  foi a morte a tiro de um jovem por efectivos da corporação mandatados pelo comandante do Talatona com a finalidade de correr com as camponesas do terreno em litígio.

O jovem trabalhador da empresa chinesa HS foi baleado mortalmente ao ser confundido como um dos trabalhadores da “Konda Marta”, empresa que controla as camponesas, mas nada acontece a Joaquim do Rosário nem aos supostos agentes que assassinaram o jovem.

Fontes que acompanham o processo avançam que o ministro do Interior Eugénio Laborinho foi beneficiado com o terreno para que o comandante do Talatona tenha protecção das suas acções, por esta razão, segundo uma fonte policial, nenhuma queixa movida contra Joaquim do Rosário teve pernas para andar nas instituições do Estado.

Na lista divulgada pelo director da empresa Konda Marta, Daniel Neto, durante uma conferência de imprensa nesta quarta-feira, 6, os camponeses denunciam o esquema de apropriação de terrenos onde o nome do Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho está na oitava posição.

Daniel Neto, conta que o documento foi conseguido “graças à vontade de vários efectivos da Polícia Nacional que, solidários com a causa das mamãs que muitas delas carregam a terceira idade, decidiram arrancar um documento dos vários que existem”.

O responsável da Konda Marta, que considera uma situação grave, solicita a intervenção do Presidente da República, João Lourenço, e da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) “no sentido de colocar o fim do abuso do poder e da impunidade”.

Daniel Neto disse ser incompreensível que “um ministro do Interior esteja envolvido na usurpação de terrenos de camponeses”, tendo sublinhado que “a lista é legal, pois tem até o protocolo que deu entrada no Ministério do Interior”.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply