MASFAMU e CNJ apostam na defesa dos direitos das minorias no país

Compartilhe

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) garante trabalho em conjunto com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), para a defesa dos direitos das minorias descriminadas.

A garantia ficou expressa no encontro que a ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto manteve na sexta-feira, 3, com a delegação do Conselho Nacional da Juventude, sob liderança de Isaías Kalunga.

Entre os principais temas que estiveram em foco, o presidente do CNJ, fez constar igualmente sobre necessidade da garantia de apoio das associações juvenis às tarefas do MASFAMU nas comunidades, bem como a defesa dos direitos da minoria discriminada.

“Estamos aqui para apoiar o Ministério da Ação Social Família e Promoção da Mulher nas suas actividades, que recaem no apoio às populações carentes, por intermédio de missões claras e concretas que serão dadas as direções dos Conselhos de Juventude dos Bairros e as associações juvenis de especialidade”, disse Kalunga.

O líder do Conselho Nacional da Juventude assegurou que o MASFAMU pode contar com o empenho e apoio do CNJ aos jovens, nas ações voltadas ao combate à fome e à pobreza levadas acabo pelo executivo do Presidente João Lourenço.

No encontro, a maior plataforma juvenil do país mostrou-se também preocupada com a atenção que deve ser dada, quanto ao cumprimento que as empresas públicas e privadas devem obedecer com o seu quadro de pessoal de trabalhador contratado, admitindo quatro por cento de jovens portadores de alguma deficiência física, que de acordo com o CNJ, “é de Lei, mas que as instituições não cumprem”, tendo ao mesmo tempo solicitado ao Ministério a defesa de outros direitos que são reservados aos jovens portadores de alguma deficiência.

A ministra Ana Paula do Sacramento Neto, disse ter acolhido satisfação as preocupações levadas pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), tendo sublinhado serem preocupações e prioridades da instituição que Ministério que dirige.

No encontro, o líder do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, esteve acompanhado da presidente da Mesa da Assembleia da organização, Jacqueline Saturnino e Oliveira, da presidente do Conselho Fiscal, Isabel da Costa, do vice-presidente, Sebastião Maurício e dos secretários de direção.

Na ocasião, Kalunga entregou as preocupações por escrito, assim como do Programa Juvenil de Apoio a Produção Nacional (PROJAPRON), que visa incentivar os jovens a apostarem em actividades produtivas, tais como agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, bem como em outras actividades ligadas à produção nacional, que combatam o desemprego, a fome e a pobreza.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply