Manifestantes protestam contra destituição de ACJ da presidência da UNITA

Compartilhe

Milhares jovens saíram este sábado, 16, às ruas de Luanda para protestar contra o processo judicial no Tribunal Constitucional (TC), que levou à destituição de Adalberto da Costa Júnior da liderança da UNITA, pedindo o fim do MPLA no poder e mais oportunidades de emprego para os jovens.

O transito na Av. Deolinda Rodrigues esteve cortado desde às 13:00 deste Sábado porque centenas de jovens de vários municípios saíram às ruas e concentraram-se no largo do cemitério da Santa Ana, marchado de seguida até ao largo da Independência, ou 1º de Maio, em protesto contra o partido no poder e contra os “ataques” do regime aos principais protagonistas da oposição em Angola.

Ao longo do percurso entre o Cemitério da Santa Ana e o Largo 1º de Maio, a Polícia Nacional montou um forte esquema de segurança com largas dezenas de elementos dos diversos sectores, como as brigadas caninas, a PIR ou ainda as unidades motorizadas, entre outras.

Os participantes no protesto exigiram emprego, saúde, educação e justiça para todos. Com cartazes escritos onde se podia ler recados para o Presidente João Lourenço a quem lembravam que “o povo tem fome” que “o povo está cansado” ou ainda que “o povo não é gatuno” ou ainda: “Queremos uma mudança” e “Adalberto da Costa Júnior, o povo te ama”.

“Estamos aqui hoje para deixar a mensagem ao Presidente da República de que nós somos um Estado Democrático e de Direito e não permitimos que o MPLA interfira constantemente no poder judicial”, lembrou Dito Dali, porta-voz da manifestação, ao Novo Jornal.

O manifestante salientou que Angola adoptou o multipartidarismo desde 1991 “e, até hoje, o que deve fazer é respeitar as leis e respeitar a competitividade, ninguém pode ter medo de competir com Adalberto, Abel ou com o Filomeno Viera Lopes”.

“O Adalberto conseguiu granjear um capital político que lhe foi entregue pelo povo, o povo identificou-se com Adalberto, o povo quer alternância e a figura que encontrou para essa alternância é o Adalberto da Costa Júnior. Não queremos que o camarada João Lourenço, venha interferir constantemente na liderança da UNITA”, afirmou, destacando que o povo quer mudança, o povo tem fome, o povo não rouba, o povo quer emprego e saúde”.

No Largo 1º de Maio estavam, pela hora de almoço de Sábado, cerca de quatro centenas de pessoas, na sua larga maioria jovens, que persistem em manifestar a sua indignação pela forma como o País tem estado a ser gerido.

Também neste dia, em diversos pontos da província de Luanda, e do resto do País, centenas de militantes do MPLA organizaram eventos de regozijo pelo discurso do Presidente da República na Assembleia Nacional, na sexta-feira, na forma de discurso do Estado da Nação, na abertura de mais um ano legislativo, o último de João Lourenço neste mandato.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply