Mais de mil apartamentos atribuídos aos jovens do país pelo CNJ

Compartilhe

Pelo menos mil e 849 apartamentos foram distribuídos pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no país, no âmbito dos 20 por cento destinados aos jovens.

A informação consta de um relatório da CNJ apresentado esta sexta-feira, 23, em Luanda, no encontro de balanço das actividades realizadas em 2022 pela organização.

De acordo com o relatório, o CNJ fez a entrega de cinco apartamentos no Bengo, seis no Namibe, 80 no Huambo, 250 na Huíla, 300 em Benguela e 1.120 em Luanda.

A organização juvenil proporcionou, em 2022, em parceria com instituições públicas e privadas,  15 mil empregos para jovens, na sua maioria no sector do agro-negócio.

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) controla 42 mil e 500 bolseiros desde 2017, sendo que 10 mil bolsas foram atribuídas no ano académico 2022/2023, nas modalidades de custo zero e comparticipada.

O documento refere, por outro lado, que a organização recebeu cerca de um mil milhões 800 milhões de Kwanzas, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Produção Nacional (PROJAPRON) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA).

Deste valor, a organização juvenil atribuiu, em 2022, 100 créditos no valor de 350 milhões de Kwanzas, com grande realce para a província do Namibe que conta com maiores beneficiários.

Em declarações à imprensa, o presidente do CNJ, Isaías Kalunga,  sublinhou que a organização vai continuar a trabalhar no sentido de satisfazer as necessidades dos jovens.

A par do trabalho desenvolvido pelo CJN com várias organizações juvenis na facilitação para aquisição de habitação, Isaías Kalunga realçou que se perspectiva para 2023, dar maior atenção aos jovens jornalistas e dos órgãos de defesa e segurança, a nível dos fogos habitacionais público e privado.

Neste sentido, Isaías Kalunga referiu que no inventário a ser apresentado ao Executivo, estima-se a subida da fasquia atribuída na primeira fase, pelo elevado número de jovens necessitados.

O acto contou com a participação de várias associações juvenis e momentos culturais, com apresentação de diferentes artistas.

Com/Angop

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply