Lunda-Norte: Criança de nove anos encontrada morta e carbonizada num matagal arredores do município do Cuango

Compartilhe

Uma criança de nove anos foi encontrada morta e o seu corpo carbonizado, na zona conhecida por Sanguezo, na estrada que liga o Caungula, arredores da sede do município do Cuango, província da Lunda-Norte.

*Jordan Muacabinza|Cafunfo

Segundo os populares, é o segundo corpo encontrado nas mesmas circunstâncias na região do Cuango, o que para os habitantes, “são casos chocantes semelhantes aos que ocorreram no dia 30 de Janeiro de 2021, em Cafunfo”.

O menor, em vida respondia pelo nome de Fidel Lino Manuel, filho de Lino Manuel e de Fátima Eduardo, natural de Cuango. Os familiares contaram ao portal Rádio Angola que, o Fidel Lino teria desaparecido saído de casa num momento em que um dos músicos fazia um vídeo clipe e  em companhia de outras crianças, o mesmo foi para o local da gravação com intuito de assistir, mas segundo os pais “já não regressou a casa, tendo desaparecido durante cinco dias.

Depois de dias de procura, contam os familiares da vítima, o menino “foi encontrado morto, fita colado, carbonizado e com pães entupidos pela boca”.

Fontes da Rádio Angola revelaram que algumas camponesas “viram dois cidadãos estrangeiros oestes africanos a saírem no matagal em direcção ao local onde saía o fogo a arder, e quando lá chegaram encontraram a criança carbonizada”.

“Na margem da estrada principal havia uma motorizada de marca YAMAHA YB encostada e viram os tais cidadãos estrangeiros a fugirem do local”, contam.

Os membros da sociedade civil descartam que os homicídios estejam relacionados com a prática de feitiçaria, pelo que apelam às autoridades competentes a investigarem o caso, para que os presumíveis implicados sejam responsabilizados criminalmente.

Os activistas e defensores dos direitos humanos dizem-se sentidos com o sucedido, “por isso pedimos que os órgãos de direito investiguem junto das populações para que os canibais sejam encontrados e punidos exemplarmente”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply