LUANDA: CONFERÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA E ELEIÇÕES

Compartilhe

A Plataforma Mulheres em Acção (PMA) realizou durante dois dias consecutivos, 11 e 12 do corrente mês, a conferência subordinada ao tema “Participação das mulheres nas eleições e na política”, tendo como objectivo discutir o papel das mulheres ao longo do processo eleitoral realizado neste ano e seu envolvimento na tomada de decisões da política nacional.

O evento decorreu na União dos Escritores Angolanos (UEA), e serviu para reunir as mulheres de diferentes partidos políticos, organizações não-governamentais e associações comunitárias.

As discussões giraram em volta das lutas ideológicas das mulheres, de forma geral, colocando as mesmas de parte, dando ênfase ao gênero feminino.

Animaram os debates, como preletoras, Elsa Ambriz, da Organização da Mulher Angolana (OMA), atualmente deputada pelo MPLA, e Clarice Kaputo, ex-deputada da bancada parlamentar da UNITA na legislatura passada, que debateram acaloradamente sobre as “eleições, participação política das mulheres”, destacando-se as muitas vezes em que convergiram nas ideias.

No segundo debate, o papel da igreja na consolidação da paz e na promoção para o equilíbrio do género, tema dissertado pela reverenda Deolinda Teka, do Conselho de Igrejas Cristã em Angola (CICA).