Criada mais uma organização defensora dos Direitos Humanos em Angola

Compartilhe

O Observatório para Coesão Social e Justiça (OCSJ) é a mais nova organização que visa debater-se contra a violação dos direitos fundamentais dos cidadãos em Angola, cuja apresentação do seu corpo directivo foi feita neste domingo, 10 de Dezembro, em Luanda.

Gonçalves Vieira

Falando no acto de apresentação, o advogado Zola Ferreira Bambi, presidente da organização, disse que entre os objectivos, o “Observatório para Coesão Social e Justiça” estará empenhado na defesa dos direitos humanos e fundamentais, a promoção da integração, o dialogo social, coabitação e solidariedade social.

Consta ainda, segundo Zola Ferreira Bambi, a luta contra as desigualdades e o fomento da cultura jurídica e cidadã, bem como o encaminhamento do seu manifesto no acompanhamento fiscalização das políticas públicas e da responsabilidade social corporativa.

Aos presentes, o presidente do “Observatório para Coesão Social e Justiça” fez saber igualmente que a nova agremiação dos direitos humanos que emerge da sociedade civil “está capacitada a proporcionar, consultas jurídicas programadas, mediação, resolução de conflitos extrajudicial, patrocínio jurídico, intervenção social, apoio e assistência jurídica  aos estrangeiros e à diáspora angolana.

Zola Bambi esclareceu que “Observatório para Coesão Social e Justiça” não constitui um movimento político, “tão pouco apresenta algum vínculo, pacto ou compromisso vertical ou horizontal, para servir de instrumento de apoio aos partidos políticos, organizações  ou instituições diversas”.

“O seu rolo fundamental limita-se a um posicionamento neutro, imparcial com vista a contribuir na defesa dos direitos fundamentais e humanos, proporcionar, de forma pertinente e responsável, informação e esclarecimento de certas políticas públicas às populações”, disse.

O “Observatório para Coesão Social e Justiça (OCSJ)” foi fundado em Julho de 2017 e os seus promotores sublinham que o mesmo funciona desde assinatura pública, tendo já realizado diversas actividades que vão de encontro com os seus objectivos. É dirigido por um presidente, coadjuvado por um vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro, responsáveis departamentais e delegados provinciais.

Acompanhe aqui na página da Rádio Angola, as declarações do advogado Zola Bambi, no acto de apresentação da associação.