KWANZA-NORTE: JORNALISTAS DEBATEM INCLUSÃO DAS MULHERES NO TRATAMENTO DE NOTICIAS

Compartilhe

A Organização Não-Governamental (ONG) Médicos Dell Mundo, situada na capital de Ndalatando, Kwanza Norte, reuniu profissionais da comunicação social que exercem a actividade na referida província e em Luanda para debater a inclusão das mulheres nas notícias, bem como o tratamento igual entre os géneros.

Texto de Simão Hossi

A iniciativa juntou profissionais da Angop, TPA, RNA, representada pela sua delegação local, a Rádio Angola, o Fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade de Género (FMJIG) e Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA).

O número de mulheres nas redacções e suas oportunidades foi abordado pelos presentes, tendo como objectivo destacar a perspectiva de género no tratamento das informações  e divulgação sobre a participação democrática nos espaços públicos e de governabilidade, com um atendimento especializado.

A discriminação e preconceitos que as mulheres têm sofrido, isto na sociedade em geral, na família e em redacções, em particular, foram abordados com veemência.

Além dos profissionais da comunicação social, a organização fundada em Espanha reuniu com 13 organizações da sociedade civil das províncias de Benguela, Luanda, Bié, Huíla e a província anfitriã, Kwanza-Norte, num encontro que serviu para troca de experiências e de boas práticas de liderança, atendimento a violência de género, juventude e governabilidade, reforçando assim o espaço de diálogo e reflexão sobre as experiências temáticas em diferentes províncias.