Kwanza-Norte: Participantes consideraram valiosa formação de jovens líderes do futuro

Compartilhe

Ouvir:

Os participantes da formação sobre aptidões de liderança e valores democráticos, realizada na cidade de Ndalatando, província do Kwanza-Norte, pela Friends of Angola (FoA), nos dias 20 e 21 do mês em curso, qualificaram de “positivo” a acção formativa que reuniu mais de 40 jovens de ambos os sexos.

O jovem Santos Biquinho, um dos participantes no workshop, disse que foi uma formação liberal com conteúdos de muita qualidade sobre a realidade da província e do país, bem como capacitou jovens para serem líderes do futuro.

Para ele, foi “muito satisfatório” a interação entre os formando e o formador, Jessé Lufendo que esteve à altura dos temas agendados, e espera que “das próximas vezes, sejam convidados os dirigentes desta província”, tendo salientado que a formação deve se estender aos demais municípios do Kwanza-Norte.

Já, Isabel Fernando, outra participante realçou que, com a formação recebida sente-se capacitada para enfrentar os desafios que a sociedade impõe e acredita que, se forem postos em prática os conhecimentos transmitidos no workshop da Friends of Angola (FoA), pode-se ter no Kwanza-Norte “uma sociedade diferente e melhor esclarecida”.

A iniciativa foi da Friends of Angola (FoA) e contou com o financiado da National Endowment for Democracy (NED).

Em Ndalatando, a organização do referido workshop sobre liderança e valores democráticos de jovens teve a parceria da Comissão Mista dos Direitos Humanos no Kwanza Norte (CMDHKN).

Em entrevista à Rádio Angola, o seu responsável Mateus Quiamba agradeceu a Friends of Angola pelo acto formativo, pois segundo ele, há muito que os jovens do Kwanza-Norte esperavam por esse momento. “Saímos desta formação mais capacitados para levarmos às zonas mais recônditas onde a cidadania não chega”, ressaltou o activista dos direitos humanos.

Por sua vez, o activista cívico e formador do workshop sobre “aptidões de liderança e valores democráticos”, Jessé Lufendo considerou positivo a participação dos jovens do Kwanza-Norte, apresar do número reduzido de mulheres, o que segundo o facilitador “tem sido recorrente quase em todas as províncias”, por isso, apelou à participação de mais mulheres em actos do género.

“Durante os dois dias tivemos um participação massiva na formação com intervenções de bastante qualidade, onde ficou demonstrado que os participantes foram à formação preparados e não apenas como ouvintes”, realçou para quem foram debatidos vários assuntos que afectam a população do Kwanza-Nortes, onde ainda existe o monopólio do MPLA”, disse.

A assistente de Projectos e coordenadora de Media da Friends of Angola (FoA), Marinela Pascoal referiu que os objectivos foram alcançados num encontro que reuniu jovens até 35 anos.

Segundo a Friends of Angola, o workshop teve como foco o ensino dos princípios de liderança, democracia e poder local, incluindo a participação no processo eleitoral, transparência, ética e responsabilidade social individual e conta o financiamento da NED.

A Friends of Angola é uma organização defensora dos direitos humanos sem fins lucrativos, cuja acção centra-se na defesa dos direitos humanos, promoção da transparência e boa governação em Angola.

Ouvir Jessé Lufendo:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply