JULIANA KAFRIQUE ENTRA NOS REGISTOS DA OPERAÇÃO RESGATE COMO VÍTIMA MORTAL

Compartilhe

Juliana Kafrique, como era chamada em vida e carinhosamente tratada pela vizinhança e colegas de venda de “tia Jú”, de 29 anos de idade, é mais uma vítima da “Operação Resgate”, de orientação do Presidente da República João Lourenço.

Texto de Pedro Gonga

Juliana foi baleada na passada terça feira, dia 12, na avenida 21 de Janeiro, bairro Rocha Pinto, por um agente da Polícia Nacional que se encontrava em serviço quando a mesma fazia a comercialização ambulante de vários produtos. Segundo declarações da corporação, na tentativa de o agente garantir a ordem e tranquilidade pública surgiu um desentendimento entre a polícia local e as vendedoras ambulantes.

Nesta senda, o agente da polícia não mediu esforços e fez logo disparos, atingindo mortalmente Juliana no rosto. Daí o pânico instalou-se na avenida 21 de Janeiro, tendo impedido a circulação de peões e veículos. Fala-se também em danos de viaturas no local, pois a população, agastada e com a raiva à flor da pele pela situação, arremessaram paus, pedras, garrafas, e ainda a queima de pneus na via pública. Para acalmar a situação, foi preciso a intervenção da PIR (Polícia de Intervenção Rápida), e outras forças.

A Rádio Angola sabe que a Policia Nacional já reagiu ao triste episódio e lamentou o sucedido. A polícia fala também em detenção de mais de 15 pessoas, alegadamente por terem causado distúrbios ao longo da via pública. A Rádio Angola sabe ainda que o suposto agente que efectuou o disparo mortal já se encontra detido e que brevemente será apresentado ao Ministério Público para os trâmites legais.

Juliana Kafrique era vendedora ambulante, vulgo “zungueira”. Deixou órfãos três filhos, dentre eles uma criança de apenas seis meses de idade.

Em consequência disso, um grupo de jovens da sociedade civil convocou para este sábado uma marcha com a concentração no cemitério da Santa Ana pelas 14h00 com destino ao Largo das Heroínas, com o objectivo de dizer “basta aos assassinatos arbitrários das zungueiras”.

(Um assunto que iremos continuar acompanhar).