Julgamento do activista “Luther King” está dependente da recuperação da saúde do juiz da causa

Compartilhe

Oiça aqui:

A família do activista cívico, Luther Campos, também conhecido por “Luther King”, detido no dia 12 de Janeiro de 2022, sob acusação de cometimento de actos de vandalismos na sequência de uma greve de taxistas em Luanda, está preocupada com a demora para o inicio do Julgamento.

António Campos, irmão do activista detido, disse que as informações prestadas à família pelo advogado contratado para a defesa, dão conta que, o arranque do julgamento está dependente da saúde do juiz da causa, que se encontra doente, situação que deixa os familiares num estado de desespero.

Quanto à saúde de Luther Campos, dentro da cadeia, o seu irmão considera estável, apesar do detido estar a precisar com urgência de uma cirurgia na visão.

Segundo a defesa, Luther Campos “tem problemas graves de visão e é uma situação que já se remeteu aos serviços penitenciários para que eventualmente possam dispensar o indivíduo a ter que efetuar consultas fora daquela unidade prisional”, explicou.

“Luther King” é um conhecido ativista angolano, bastante interventivo nas redes sociais, onde partilhava vídeos da sua participação em manifestações contra as condições socioeconómicas do país.

O activista é acusado de rebelião e resistência contra funcionário, sendo que, explicou o seu advogado, os outros cinco de que vinha sendo acusado “caíram por terra”.

“Ficaram dois crimes e a defesa vai prosseguir com o mesmo caminho que é de mostrar ao tribunal que sobre as acusações que o Ministério Público (MP) quer defender em sede de julgamento nada tem que ver com o caráter e os atos que o arguido praticou”, o advogado.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply