Juiz autoriza saída do bispo Honorilton Gonçalves para visita familiar e consulta médica no Brasil

Compartilhe

O Tribunal Provincial de Luanda (TPL) autorizou na passada sexta-feira, 17, a saída de Angola do bispo Honorilton Gonçalves, um dos réus em julgamento para a República Federativa do Brasil, a fim de visitar a sua família durante a quadra festiva e realizar exames médicos.

Os bispos Honorilton Gonçalves e António Miguel Ferraz estavam impedidos de sair do país há quase 14 meses, por terem sido “injustamente”, segundo a defesa, envolvidos por ex-pastores da Igreja Universal do Reino de Deus num processo cujo julgamento está a ter lugar no Tribunal Provincial de Luanda.

Em todo o caso, num acto de respeito pelo Estado e pela justiça angolana, os bispos Gonçalves e Ferraz estiveram sempre à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos tidos por necessários, o que aconteceu, nas últimas semanas, no âmbito do julgamento que está a decorrer.

Ao revogar a medida de interdição de saída do país a que estavam sujeitos o Bispo Gonçalves e o bispo Ferraz, o Tribunal Provincial de Luanda (TPL), num exercício de rigor na aplicação da lei, explicou que a Constituição da República do país estabelece o princípio da presunção da inocência, e que as medidas de restrição “devem ser sempre aplicadas como medidas processuais necessárias ao caso”, e não como decisões punitivas antecipadas.

Para o Tribunal, como o objectivo da restrição de saída do país do bispo Honorilton Gonçalves era garantir que ele participasse no julgamento que está acontecendo em Angola, o impedimento não tem mais justificativa, pois ele já foi ouvido no Tribunal.

A decisão judicial acrescenta que não haveria mais “qualquer possibilidade legal de uma nova prorrogação” da medida que impedia o Bispo de deixar o país.

Tal como determina a lei angolana, o bispo Honorilton Gonçalves comunicou às autoridades competentes a ausência da sua residência em Angola e estará, como sempre esteve, disponível para continuar a cooperar com a justiça em tudo o que seja necessário para esclarecer os factos.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply