“Jovens do Mov Revolucionário foram Condenados pela Ditadura” Dr Francisco Viena
Rádio Angola (RA): Adão Lunge teve o privilégio o secretário provincial da CASA-CE em Benguela Dr. Francisco Viena para abordar sobre os 14 anos de paz em angola: Dr. Viena – Boa tarde caro jornalista, é um prazer falar pelos microfones da Rádio Angola, para nós enquanto organização CASA-CE, a Paz tem por enquanto a particularidade de ter o sinónimo do calar das armas, infelizmente as armas se calaram mas a paz social esta distante de ser uma realidade em Angola porque em catorze anos de paz ainda se assiste muitos constrangimentos, muitas dificuldades, dos cidadãos verem-se realizados em torno da propria cidadania.
RA – Quais são estes constrangimentos que os cidadão não podem realizar dentro dessa cidadania depois dos catorze anos de Paz? Dr. Viena – Sabe-se perfeitamente que o exercício da manifestação apesar de ser uma consagração Constitucional é de facto um problema sério que as autoridades instituidas em Angola não permitem que aconteça…
RA – E para aproveitar, como Jurista, como gostaria que este caso terminasse dos 15+2?…
Dr. Viena – Foram manipulações porque os Réus ou os condenados hoje foram acusados de vários crimes, de actos preparatórios, de rebelião, tudo isso, mas de acordo com o art.º 26, com o art.º 28 da lei 23 acabamos por perceber que os nossos filhos, nossos irmãos, os Jovens do Movimento Revolucionário não cometeram crimes desta natureza.. como Jurista eu penso que o Dr. Juíz Januário cometeu um grande despropósito do ponto de vista profissional, o Juíz Januário sinto pena deste cidadão