RA: Grito de Desespero de um Pai com um filho Internado no Hospital de Benguela

Compartilhe

775795_suvvfaytRádio Angola (RA):  Adão Lunge teve o privilégio de entrevistar o Sr. Belchior Quintas para falar sobre sistema de saúde em Benguela. Sr. Quintas: Eu tenho duas crianças Internadas no Hospital Municipal de Benguela, na qual a pequena de dez (10) anos esta a falta de sangue, segundo o diagnóstico que apresentava, eu disse que como já custumo doar sangue então me fazem já o teste se o meu sangue dar para me tirar então podem faze-lo para fazer a transfusão de sangue á criança, eles (os Enfermeiros), disseram que não vai dar, porque segundo a reunião que tivemos nos últimos dias, é preciso pagar Kzs2.000,00 (dois mil Kwanzas)  para fazer o teste, eu disse que de momento não tenho, porque é urgente eu tenho as minhas cartas de condução e o meu telemóvel podem ficar com elas enquanto vou me atirando na família para conseguir tal dinheiro, mesmo assim eles (a) (as enfermeiras), insistiram em dizer que sem o dinheiro a ser cobrado (dois mil Kwanzas) não se pode fazer o teste.

Agora, na hora de meter na criança, eu mme tiraram o balão cheio e depois metem a metade na criança, peguei no meu telemóvel tirei uma fotografia no balão de sangue que por sinal era metade, os enfermeiros largaram a criança e se retiraram da sala…

Procurei a Rádio Angola  para dizer que é preciso que haja um trabalho sério, porque o povo os cidadão estão a sofrer bastante, há muitos cidadãos que neste preciso momento que vos falo não têm nehum tustão (Dinheiro) para poder dar proseguimento à assistencia Médica e medicamentosa aos seus filhos e parentes e neste meio os que sofrem mais são as crianças.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply