BENGUELA: POLÍCIA NACIONAL E MPLA DESTROEM SECRETARIADO DA UNITA

Compartilhe

Agentes da Polícia Nacional e militantes do MPLA destruíram, na manhã de hoje, 16 de Setembro, o secretariado comunal da UNITA no Monte-Belo, localizado no município de Bocoio, província de Benguela.

Texto de Pinto Muxima | Bocoio

Os militantes pertencentes ao partido que governa Angola desde 1975 destruíram o secretariado comunal, casas de alguns militantes da UNITA destacados na comuna e levaram bens alimentares que eram vendidos em pequenas lojas também de militantes da UNITA, no Monte-Belo.

Também houve agressões físicas que deixaram alguns militantes feridos, e até ao momento várias pessoas estão desaparecidas.

Inês, militante da UNITA no Bocoio

Inês, uma das militantes da UNITA vítimas das agressões, procura por umas das filhas desaparecida ao longo da confusão. A cidadã contou-nos: “A polícia disparou contra nós, militantes da UNITA, destruíram nosso comité, destruíram a casa do secretário comunal, destruíram o contentor de negócio de um militante, destruíram uma farmácia”.

Adiantou também que “temos já seis feridos” e confirmou que dois militantes foram “raptados”, nomeadamente Quintas Sapalo e António Marcelino “Kafundanga”.

Militantes disseram à RA que se preparam para abandonar o município de Bocoio, deslocando-se para o Lobito, Benguela e à província do Huambo.

A nossa reportagem tentou entrar em contacto com a Polícia Nacional, mas sem sucesso. A perseguição aos militantes da UNITA continua na referida comuna, pelo que a voltaremos com mais pormenores acerca desta situação.