Sondagem eleitoral no Facebook: Eleitores apontam CASA-CE para governo

Compartilhe

A coligação eleitoral Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA) é a organização política mais votada na última sondagem eleitoral feita pela Friends of Angola (FoA). Na primeira sondagem online realizada a partir da rede social Facebook, a coligação obteve 40,4 por cento dos votos.

Fonte: Friends of Angola
As eleições se aproximam e mais eleitores apontam a coligação como a substituta do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) no governo de Angola, colocando assim fim aos 42 anos de governação ininterrupta.

Com 46,2 por cento dos votos, a CASA-CE distancia-se da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a segunda colocada na sondagem, que tem menos 19,3, ou seja, exactamente 26,9 por cento, ao contrario dos 37,4 por cento passados. O MPLA aparece na terceira posição, tal como na primeira sondagem, mas agora com 23 por cento dos votos.

Esta semana a CASA-CE confirmou a entrada à coligação do Bloco Democrático (BD) e do Partido Democrático para o Progresso e Aliança Nacional de Angola (PDP-ANA), adesão que aumenta a popularidade da organização política no país, e que pode ser resultante da proposta feita em Março por activistas angolanos.

Para além desse reforço partidário, a indicação da jornalista e ex-líder sindical Maria Luísa Rogério para deputada pela lista da coligação também pode ser encarada com uma das razões para a confiança que cada vez mais os eleitores depositam na CASA-CE.


Entretanto, o BD é o quarto mais votado da sondagem, com 2,2 por cento dos votos, enquanto o Partido de Renovação Social (PRS) surge em quinto com 0,8 por cento. O PDP-ANA e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) são o sexto e sétimo colocados com 0,6 e 0,4 por cento, respectivamente.

“Na sua opinião, quem irá ganhar as próximas eleições em Angola?”, é a pergunta colocada pela FoA aos usuários do Facebook. A sondagem ora apresentada decorreu de 1 a 30 de Abril. Mais de mil internautas participaram da sondagem.

A próxima sondagem pré-eleitoral está prestes a ser divulgada, pelo que a FoA almeja por maior participação dos usuários do Facebook com o objectivo de comparar os resultados oficiais tão logo sejam divulgados após as eleições.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply