RA: Entrevista com Crianças sem Abrigo em Luanda

Compartilhe

775795_9l8lkdz6Rádio Angola (RA): Pedro Gonga, conversa com dois meninos que fazem da rua o seu local de viver, de forma descontraída, Paizinho e Tony contam um pouco da vida de Criança sem Abrigo, ou vulgo meninos de Rua.

Paizinho conta que, veio do Uige para Luanda com a sua tia, a procura de melhores condiçºoes de vida, só que, a situação agravou-se, e tudo tornou-se difícil para a tia do menino que, vivia de renda. A sua tia decidiu voltar para o Uige, o menino não gostou da ideia, contrariando a decisão de sua tia, Paizinho, viu a rua como solução de continuar na cidade capital do País, em busca de melhores condições de vida, sem medir as consequências, e porque a idade não o ajuda para tal, começa a dar conta das dificuldades e das condições de vulnerabilidade a que se expos já tarde. Sem meios financeiros para voltar a sua terra natal ao encontro da família, Paizinho pede ajuda a pessoas de boa fé que o ajudem a concretizar o seu sonho de voltar junto do seu berço.

O menino conta que, para comer tem de pedir a qualquer pessoa que encontrar na rua, submetendo-se a passar por humilhações, insultos, e até mesmo a ameaças com arma de fogo por pedir para comer. O menino disse que tem um sonho, ser polícia quando for grande.

Abordado se quer voltar a estudar o rapaz mostrou total disponibilidade, com um tom bem alto e repetidamente disse que, ficaria grato se alguém de boa fé o ajuda-se a voltar para casa, junto da família no Uige.

Outro rapaz é o Tony que diz que fugiu do Lar Kuzola, segundo o seu depoimento, fugiu do lar porque, eram obrigados a acordar muito cedo para cumprir com os afazeres de casa, e porque também, havia pouca diversão, como jogar bola, conta que…

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply