Jovens do CPJ marcham contra cancro da mama em Luanda

Compartilhe

Vários cidadãos participaram neste domingo, 22, na Baía de Luanda, na marcha contra o cancro da mama, sob o lema: “caminhada rosa-Luanda precisa de ti”, no quadro do “outubro rosa”, promovida pelo Governo de Luanda, com o apoio do Conselho Provincial da Juventude.

Organizada pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), a marcha percorreu do Porto de Luanda até à Baía de Luanda, culminando com uma feira da saúde e exposição de vendas de vários produtos com maior abrangência ao serviço de restauração.

Os jovens afectos ao Conselho Provincial da Juventude de Luanda (CPJ), não ficaram de fora, e sob a liderança do secretário Alberto Dala “Baduna”, marcharam com “voz do comando” contra o cancro da mama.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que o número de mortes por cancro da mama no mundo passou de 6,2 milhões no ano 2000, para 10 milhões em 2020.

As estimativas das agências internacionais de pesquisa  apontam para cerca de 50 por cento de novos casos. Entretanto, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude da capital do país, disse que, enquanto “parceiro estratégico” do Estado angolano, o CPJ não devia ficar de fora desta marcha em defesa da vida da mulher angolana e não só, esta razão, frisou “abraçamos a nobre causa social”.

Alebrto Dala “Baduna”, que enalteceu a iniciativa do Governo de Luanda, na pessoa do seu titular, Manuel Homem, entende que a luta contra este mal (cancro da mama), que tem vitimado várias mulheres, deve ser de todos, homens e mulheres, jovens, crianças e adultos.

O secretário executivo do CPJ-Luanda, Alberto Dala “Baduna”, esteve acompanhado dos secretários municipais, distritais, coordenadores de núcleos juvenis, e representantes de organizações membros e parceiros do Conselho Provincial da Juventude de Luanda, com um número considerável de jovens mobilizados para o efeito.

Estatisticamente, a probabilidade de uma mulher ter cancro da mama ao longo da sua vida é de uma em cada oito e a probabilidade de falecer é de uma em cada 33 mulheres, revelou o responsável.

“Por isso somos chamados a desenvolver cuidados mais justos e a união de vozes para combater a doença”, salientou o líder juvenil de Luanda, Alberto Dala.

O cancro da mama é um tumor formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, com o desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. Afecta 99 por cento das mulheres e um por cento dos homens no mundo.

O Outubro Rosa é uma campanha que tem a finalidade de aumentar a consciência de que o cancro da mama é uma patologia com grande incidência, alta taxa de prevalência e se for detectada precocemente têm maior probabilidade de cura.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply