JOVEM DE 19 ANOS MORTO A PAULADA POR CAUSA DE 500 KWANZAS EM CAFUNFO

Compartilhe

Um jovem de 19 anos, que em vida respondia pelo nome de Romeu foi morto a paulada por este ter ter exigido a devolução dos 500 kwanzas, que teriam sido recebidos pelo agressor identificado por Nduji, das mãos de uma criança que tinha sido mandado para a compra de algo numa das cantinas perto de casa.

Jordan Muacabinza | Cafunfo

O crime ocorreu na zona de “Kanjica”, arredores do conhecido bairro “Bala-bala”, na vila mineira do Cafunfo, município do Cuango, na província da Lunda-Norte. Dados apurados pela Rádio Angola, indicam que tudo aconteceu por volta das 16h00, do dia 28 de Agosto último, quando a vítima procurou tirar satisfação ao agressor que supostamente roubou os 500 kwanzas das mãos de uma criança.

Testemunhas no local, relataram que, depois de a criança ter revelado que o dinheiro teria sido retirado a força das mãos por um elemento desconhecido, o malogrado foi ao local e posto lá, encontrou o suspeito e ao tentar interagir com ele, “sem mais nem menos”, disse uma testemunha, “o Nduji pegou num pau grosso e bateu contra à nuca do Romeu que perdeu no instante os sentidos”.

Dada a situação, quando os familiares tomaram conta do incidente, foram até ao local e acharam o seu familiar estendido ao chão já em estado de coma, o que levou os parentes levarem-no a um posto médico mais próximo para os primeiros socorros, “mas que morreu antes de chegar a unidade sanitária”, disse Xadrack Kambolo, tio da vítima.

Na mesma tarde, por volta das 18h00, a Polícia Nacional da 2ª Esquadra de Cafunfo, ao tomar conhecimento do incidente, fez deslocar um dispositivo de agentes com o propósito de conter a fúria dos familiares que pretendiam fazer “justiça por mãos próprias”.

Posto no local, os agentes não conseguiram controlar a situação, devido a resistência que encontraram por parte dos familiares e os demais cidadãos que tentavam reagir contra os policiais, mas tudo foi feito acalmar os ânimos e a detenção do presumível autor do crime de homicídio voluntários.

No dia seguinte, os familiares não aguardaram pelo pronunciamento das autoridades competentes sobre o processo, tendo o pai do jovem morto destruiu a residência dos familiares do acusado.

À Rádio Angola, os moradores disseram que, a acção dos parentes da vítima extravasou os limites, pois segundo contaram, “destruíram também casas de pessoas inocentes que no momento do incidente estavam a trabalhar nas suas lavras”.

“Isto é grave, provocaram muitos danos materiais, muitos bens foram saqueados e oito casas dos familiares do mesmo foram queimadas, e nada se recuperou”, descreveu uma cidadã em Cafunfo.

A Rádio Angola deslocou-se ao Comando da Polícia Nacional em Cafunfo, tendo a corporação confirmado a detenção do suspeito pelo crime de homicídio voluntário, e apurou-se que se trata de Pedro Lucas, 21 anos, e que foi presente ao Magistrado do Ministério Público a 30 do mês passado.

A população de Cafunfo apela ao Ministro do Interior no sentido de reforçar o policiamento na Vila de Cafunfo, com vista conter várias situações de violência que têm acontecido nos bairros.

A RA sabe de fonte segurança que a Polícia em Cafunfo carece de meios de trabalho, comi viaturas para facilitar ao patrulhamento nas zonas consideradas críticas e de difícil acesso devido as acções dos marginais.

Os populares, alegam que, a falta de oportunidade de emprego esteja na base dos constantes actos de violência e da alta de criminalidade, fundamentalmente por parte da juventude de Cafunfo, por isso, apelam ao Governo Central a criar políticas que viabilizem o surgimentos de postos de trabalho, e apontam os ramos da Polícia Nacional, Forças Armadas Angolanas, Polícia de Guarda Fronteiras e Serviço de Migração Estrangeiros, como forma de minimizar o desemprego.

Só este ano, a região já registou cinco casos do género, sendo dois de homicídios voluntários em Cafunfo, os outros dois ocorrem na comuna de Luremo e um caso na sede do município de Cuango.

Leave a Reply