Jornalista diz que foi despedido da LAC por não mostrar “simpatia” ao MPLA

Compartilhe

O jornalista Carlos Alberto acusa o director de informação, José Rodrigues de o ter despedido “verbalmente” da LAC-Luanda Antena Comercial, por supostamente não mostrar simpatia ao presidente José Eduardo dos Santos e do MPLA nas redes sociais.

Fonte: Radio Angola

De acordo com o jornalista, o seu despedimento é “injusto” e resulta de uma retalição pelo facto de se ter recusado de “sensurar” matárias e a cumprir orientações partidárias: “tinha de falar bem do MPLA”.

Carlos Alberto denuncia que, o director de informação da LAC obrigava-o a sensurar matérias, e a fazer publicações nas redes sociais a favor do partido no poder. “Creio que demitido pelo facto de exigir imparcialidade e honestidade nas minhas análises nas redes sociais e nas matérias, disse o jornalista à Rádio Angola, para quem “não me foram apresentadas razões concretas para justificar o afastamento da emissora durante a tarde de terça-feira, 11 de Abril”.

O profissional que alega que foi dispensado por via verbal, acredita que o facto de nunca ter elogiado o partido do poder e o presidente José Eduardo dos Santos na sua página do facebook tenha motivado a sua saída.

“Desconfio, mas não tenho provas, que o MPLA sempre andou atrás de mim. E hoje, mais uma vez, influenciou a cabeça do José Rodrigues para me dispensar. É por isso que ele não consegue dizer quais as razões objectivas para me despedir”, disse.

Carlos Alberto lembrou que as suas passagens pela Rádio Nacional de Angola (RNA), Televisão Pública de Angola (TPA) e RTP foram curtas porque “o partido do poder não gostava das minhas abordagens”.

O jornalista disse ainda aguardar pela carta de despedimento, onde espera que a LAC assuma as responsabilidades pelo facto de algumas das suas peças de rádio terem sido censuradas.

Acompanhe a seguir a entrevista compeleta com o jornalista Carlos Alberto:

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply