Benguela: Munícipe denuncia degradação das escolas no Bocoio

Compartilhe

Em Benguela, no município do Bocoio, várias escolas encontram-se completamente abandonadas pela administração provincial, sem qualquer conservação das infra-estruturas, inclusive ao nível sanitário. Para além das debilidades infra-estruturais, algumas crianças assistem as aulas por baixo de árvores por insuficiência de salas.

Fonte: Radio Angola

Salvador Valente, morador do município citado, é quem faz as denúncias à Rádio Angola. Apontando o facto de que há, em todas as escolas, içada uma bandeira da República de Angola que demonstra que as escolas são estatais e reconhecidas pelo governo, Salvador Valente lamenta o desprezo das autoridades local pelas instituições estudantis.

“Se lá não estivessem as bandeiras, então diria que o governo não conhece a localidade”, frisou.

Todas elas são do ensino primário, porém, para além das crianças, também adolescentes de 17 anos de idade estudam nessas escolas. É a maioria destes adolescentes que frequentam as aulas por baixo de árvores, sendo obrigados a se ausentarem do local sempre que chove.

Perante as condições degradantes das escolas, algumas crianças estão a desistir do ano lectivo, segundo Salvador Valente, que questionou o soba local sobre o que pensa do abandono escolar, ao que este último disse: “As crianças não estudam porque o governo não colocou escolas [condignas]”.

Perguntado se contactou o governo provincial ou municipal, Salvador Valente respondeu: “Sinceramente, o governo não tem colocado em consideração esta questão, não quer saber disso. Há inúmeros problemas aqui, até de animais que estão a morrer por causa duma doença estranha”.

Salvador Valente é pai e encarregado pela educação dos filhos, e por isso lamenta bastante pelas condições das escolas no município, tanto que, “se pudesse, colocaria os meus filhos nas explicações, mas infelizmente aqui não tem”.

Quanto a qualidade do ensino, Salvador Valente, de 29 anos, lembrou que aprendeu a ler quando fazia a segunda classe, isto para realçar o facto de muitos menores que se encontram na nona classe “nem sabem escrever”, e isso é suficiente para dizer que “o ensino não tem qualidade”.

A melhoria do sistema educacional angolano, na opinião do entrevistado, passa primeiro pela “mudança do sistema” governativo “porque eles já não farão nada e por isso cabe ao cidadão mudar de consciência e de sistema”.

A promessa de construção de um cemitério num espaço de vinte hectares, feita pelo governador provincial de Benguela, mas na qualidade de primeiro secretário do MPLA na província, tão logo o seu partido vença as eleições prevista para este ano, mereceu menção por parte de Salvador Valente. Segundo o jovem, a promessa eleitoral de Isaac dos Anjos mostra que “quer matar as pessoas, ao invés de inaugurar coisas importantes”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply