Jornalista da Rádio Despertar Cláudio Emanuel abandona Angola depois de sofrer atentados

Compartilhe

O jornalista da Rádio Despertar, Cláudio Emanuel, também conhecido por “Cláudio In” , bandonou Angola depois de a sua família sofrer vários atentados nos últimos quatro meses sem que os serviços de investigação criminal prestassem algum esclarecimento quanto ao sucedido.

O facto foi  avançado pelo profissional da “Voz da Sociedade”, neste sábado, 24, por via de um comunicado, que se segue abaixo:

APÓS VIOLÊNCIA E TERRORISMO DE ESTADO, CLÁUDIO EMANUEL(KING), ABANDONA ANGOLA

É com lágrimas nos olhos e uma enorme consternação, que informo a todos que infelizmente tive que abandonar o meu próprio país, a minha própria terra.

Após sucessivos actos de violência e Terrorismo de Estado que atentaram contra a vida da minha mulher e filho, tive que tomar a árdua decisão de abandonar Angola, o meu emprego, familiares e amigos, para procurar refúgio num país que possa garantir a segurança da minha família.

Agrediram, torturaram e esfaquearam inúmeras vezes uma mulher indefesa acompanhada de um bebé de 1 ano, como forma de silenciar o seu marido jornalista, que através do seu programa de Rádio, denunciava os constantes abusos e violações dos direitos humanos praticados pelo Governo criminoso do MPLA.

Na sequência destes crimes hediondos cometidos há mais de três meses, as autoridades remeteram-se ao silêncio. Não há detenções, não há suspeitos ou qualquer tipo de procedimento criminal. O silêncio e a inoperância das autoridades é indicador tácito da autoria dos crimes.

O quadro clínico da esposa e do bebé é de stress pós-traumático; o espancamento causou hematomas em várias partes do corpo, resultado das lesões nos vasos sanguíneos; e os 19 cortes provocados por arma branca, ainda causam dor considerável mas já estão em processo de cicatrização.

Peço a DEUS todos os dias para que nos ajude a recuperar destas atrocidades praticadas.

Lágrimas de dor, revolta e indignação, são vertidas diariamente pela impunidade e indiferença existentes no nosso país. Não podemos permitir que um regime autocrático, use a violência contra jornalistas para evitar o escrutínio e perpetuar-se no poder! É inconcebível termos de abandonar o nosso próprio país porque o déspota da Cidade Alta não gosta de ser criticado.

Angola é a nossa Pátria e não podemos abdicar dela e assim permitir que criminosos que usurparam o poder, destruam aquilo que ainda resta do nosso país. A brutalidade, as trevas e a autocracia representadas pelo regime de João Lourenço, não podem prevalecer sobre a razão, a luz e a democracia representadas através da vontade do povo soberano de Angola.

Apesar do exílio forçado, eu não vou desistir do meu País.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply