João Lourenço aceita congresso com múltiplas candidaturas na JMPLA

Compartilhe

Estão a ser atribuídas ao Presidente do MPLA João Manuel Gonçalves Lourenço alegadas orientações passadas à JMPLA, encorajando que o próximo congresso desta ala juvenil previsto para 2024, seja marcado por múltiplas candidaturas independentes, ao contrário dos anteriores encontros em que a direcção do partido impôs candidatos.

Segundo o Club-K, com a abertura que se “decretou”, já se manifestaram três candidaturas para o congresso da JMPLA, sendo as mais mediáticas a do jurista e membro do Comité Central Tito Cambanje e a de Justino Capapinha, que é abertamente apoiado pelo atual primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos. Um terceiro candidato, Sebany Gaspar, estará a ser apoiado por Nivaldo Pedro Damião Fragoso, o filho da Vice-Presidente do partido, Luzia Damião.

A alegada orientação de que João Lourenço quer um conclave com múltiplas candidaturas está a ser interpretada no interior do partido como um sinal ou ensaio que ele possa transportar, esta receita, para o próximo congresso do MPLA, que irá escolher o futuro candidato para as eleições de 2027.

Nos termos da constituição, João Lourenço está proibido de concorrer a um terceiro mandato como Presidente da República, a menos que altere a lei magna. No entanto, não está definido se pretende manter-se na liderança do partido para ajudar a realizar as eleições autárquicas e, ao mesmo tempo, escolher um candidato para o substituir no cargo.

Até a presente data, o MPLA conta com a pretensão do General Francisco Higino Lopes Carneiro como um possível candidato ao congresso.

Paralelamente, uma ala constituída pelos históricos do partido tem encorajado o antigo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, a apresentar-se no próximo congresso como candidato. Para além dos históricos, “Nandó” poderá contar com o grupo parlamentar que identifica nele traços de moderação e ausência de condutas que proporcionariam perseguições internas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply