Isabel dos Santos é a única mulher entre os 10 mais ricos de África

Compartilhe

Fonte: VOA

A empresária angolana aparece em 9º lugar, com uma fortuna avaliada em 2.7 mil milhões de dólares

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, está segundo a Forbes entre as dez pessoas mais ricas do continente africano.

A empresária angolana, que é também a mulher mais rica de África, aparece em 9º lugar, com uma fortuna avaliada em 2.7 mil milhões de dólares.

O site Further Africa escreve que 2018 foi um ano de muito crescimento tanto para Isabel dos Santos, como para os restantes magnatas da lista. Isso graças, em parte, às subidas das bolsas de valores e também ao aumento do preço das commodities.

Isabel dos Santos tem uma carreira de pelo menos 20 anos e para o crescimento da sua fortuna contribuíram os vários investimentos que fez fora de Angola. Entre eles os 29% que ela detém na Zon Multimédia, a empresa portuguesa de telecomunicações, e é também accionista do Banco BIC. Recentemente, dos Santos levou para Angola o grupo português Sonae, abrindo uma rede supermercados chamada Candando.

Isabel dos Santos e o seu marido, Sindika Dokolo, são igualmente donos da De Grisogono, a empresa que tinha a exploração diamantífera de Angola, através da estatal Sodiam.

Empresa estatal angolana Sodiam cessa participação em holding de marido de Isabel dos Santos

A lista dos dez mais ricos de África é liderada pelo empresário nigeriano Aliko Dangote, dono da cimenteira Dangote Cement e da Fundação Aliko Dangote. O nigeriano tem uma fortuna avaliada em 12, 2 mil milhões de dólares.

Em segundo na lista surge Nicky Oppenheimer, que já foi o presidente da empresa de diamantes De Beers. O sul-africano é dono de 1% da Anglo American e a sua família fundou a De Beers. Ele vale 7.7 mil milhões de dólares.

Outro sul-africano, Johann Ruppert, aparece em terceiro na lista. A sua fortuna está avaliada em 7.2 mil milhões de dólares. Ele é o presidente da Richemont, uma empresa de bens de luxo, com base na Suíça. Ele comprou várias marcas mundiais como Cholé, Dunhill, Van Cleef & Arpels, Cartier e outras. Rupert tem também uma parceria com a Polo Ralph Lauren.

O egípcio Nassef Sawiris é a quarta pessoa mais rica de África. Ele é filho de Onsi Sawiris, o pai da família mais rica do Egipto. Nassef Sawiris é Chefe Executivo da Orascom Construction, uma das maiores empresas do mundo de engenharia e construção.
Entre outros negócios ele também detém participações na Adidas. A sua fortuna vale 6.8 mil milhões de dólares.

Mike Adenuga é o segundo homem mais rico da Nigéria, o quinto mais rico de África. Ele construiu a sua fortuna na indústria das telecomunicações e na produção de petróleo. É fundador da Globacom, que é agora conhecida por Glo. A sua fortuna está avaliada em 5.3 mil milhões de dólares.

Em sexto lugar está Issad Rebrab e a sua família. O argelino vale 4 mil milhões de dólares. Ele tem uma das maiores refinarias de açúcar do mundo, com capacidade de produzir dois milhões de toneladas por ano.

Em sexto, empatado, está Naguib Sawiris, da família Sawiris. Ele vale 4 mil milhões de dólares. Ele ajudou a construir a sua fortuna com o envolvimento na indústria de telecomunicações, ao fundar a Global Telecom Holding em 1998. Naguib também fundou a Orascom Telecom Holding.

Em oitavo está o sul-africano Jacobus Petrus “Koos” Becker. A sua fortuna está avaliada em 2.8 mil milhões de dólares.

Em décimo está Mohamed Mansour, do Egipto. Ele detém a Mansour Group e é o fundador da Mansour Automotive Company, uma das maiores distribuidoras da

Leave a Reply