Postos de identificação no Lobito sem capacidade para dar resposta à demanda da população

Compartilhe

A falta de celeridade dos serviços da Loja de Registos, do município do Lobito, província de Benguela tem deixado cada vez mais com os “nervos a flor da pele” os cidadãos que diariamente acorrem ao local para tratar documentos do seu interesse.

Eduardo Ngumbe | Benguela

A situação, segundo os populares, agravou-se com o número limitado de funcionários por conta da Covid-19 e o número “muito reduzido”, pois, o antigo posto de emissão do Bilhete de Identidade do Lobito atende apenas 50 pessoas por dia, divididas em metade de acordo com o género.

Os idosos, mulheres grávida ou com criança ao colo e pessoas com deficiência, são atendidas a parte sem precisarem colocar os seus nomes na lista.

A “inoperância” da Loja de Registos em causa tem incentivando com que alguns requerentes a pernoitar ao ar livre no jardim defronte a referida instituição, para verem seus nomes configurados na lista de 25 homens e igual número de mulheres.

Devido a esta burocracia, de acordo com os dados apurados no local, os seguranças afectos à mesma Loja de Registos, têm se aproveitado da situação para à prática da “gasosa” – a “pequena corrupção nas instituições públicas”, fazendo a cobrança de de 500 a 1000 kwanzas, em troca de inserção antecipada dos nomes na lista para o dia seguinte.

Nesta terça-feira, 15, a nossa reportagem testemunhou o desmaio de uma mulher, que por conta da enchente não resistiu ao sufoco dos empurrões e apertos, pelo que perdeu os sentidos.

A mesma ficou estatelada no chão esperando pelos serviços do INEMA, que se fez ao local apenas 40 minutos depois do sucedido, tendo sido transportada para o hospital geral do Lobito depois de receber pequenos socorros de alguns cidadãos presentes no local.

Importa referir que, apesar da maioria franja populacional do Lobito estar a residir na Zona Alta, os serviços sociais limitam-se apenas à zona urbana/baixa, facto que tem promovido muita insatisfação dos munícipes que reclamam por descentralização dos serviços.

Este portal tentou ouvir a direcção dos Serviços de Identificação do Lobito, mas sem sucesso.

Leave a Reply