Institutos Superiores disponibilizam bolsas de estudo para jovens do CNJ

Compartilhe

Os Institutos Superior Nelson Mandela e Superior Politécnico Crescente garantiram, esta quinta-feira, em Luanda, ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ) disponibilidade em receberem bolseiros, dentro das três mil e 500 vagas  disponíveis nas respectivas instituições.

​Sem precisar o número de bolsas de estudos para o próximo ano lectivo (2023/2024), a informação foi prestada ao presidente do CNJ, Isaías Kalunga, durante uma visita de que serviu para facilitar o acesso ao ensino superior aos  moradores carentes do Distrito Urbano do Zango e arredores.

Das Três mil e 500 vagas disponíveis para negociar com o CNJ, duas mil pertencem ao Instituto Superior Nelson Mandela e mil 500 ao Instituto Superior Politécnico Crescente, ambos situados no Zango 3.

No final do encontro, Isaias Kalunga referiu  que com o apoio destes institutos pretende-se formar mais jovens com qualidade, daí a intenção de interagir com instituições dos mais variados níveis para o acesso há mais vagas e ou controlo no rendimento dos bolseiros.

Segundo o responsável é importante haver mais jovens formados no país e a prioridade passa por aqueles jovens com capacidade, mas que enfrentam alguma dificuldade financeira para ter acesso ao ensino superior, e estes dois institutos se mostraram recessivos aos bolseiros.

O mesmo mostrou-se preocupado com algumas situações apresentadas  pelos responsáveis dos institutos, que passa por um certo aperto que o Ministério do Ensino Superior faz a estas instituições de ensino que tem dificultado o funcionamento normal.

Já o responsável do Instituto Superior Politécnico Crescente, Pedro Luís disse que os encontros, entre as instituições de ensino e CNJ são benéficas por tratarem de plataformas para poder inserir  mais jovens no subsistema do ensino superior,  e a sua instituição pretende continuar a contribuir para o desenvolvimento do sector.

Pedro Luís pretende que este processo seja permanente com o CNJ para nos próximos dias se definir o número de vagas a serem atribuídas num futuro breve e a forma de comparticipação a ser feita pelos novos bolseiros.

O CNJ controla até hoje 42 mil e 600  bolseiros, e no ano lectivo 2022/2023 foram entregues 10 mil 500 bolsas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply