DANILO DOS SANTOS É DIPLOMATA NA INGLATERRA

Compartilhe

Eduane Danilo Lemos dos Santos, primeiro filho de Ana Paula dos Santos com José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola ao longo de 38 anos, é adido diplomático de Angola junto à embaixada do país na Inglaterra.

Texto de Rádio Angola

O jovem, de 25 anos de idade, foi destaque em Maio do ano passado quando comprou um relógio por 500 mil euros num leilão em Cannes, França, cerimónia de angariação de fundos para o combate contra a sida e cujo apresentador da gala era o astro do cinema e músico Will Smith, actor que, em reacção à idade de Danilo, chegou a dizer: “Ele parece demasiado jovem para ter 500 mil euros”.

Uma lista com os nomes dos “funcionários com fim de comissão de serviços nas MD´s [missões diplomáticas]” elaborado pela direcção de recursos humanos do ministério das Relações Exteriores circula no Twitter, e nela consta o nome do “miúdo do relógio” que, segundo Gika Tetembwa, activista angolano residente na Inglaterra, “nunca lhe vimos na embaixada”. 

“Ele não é quadro do MIREX mas isso sempre aconteceu aos nossos olhos”, diz Gika Tetembwa, que denuncia outro caso semelhante: “O filho do actual embaixador também faz isso”. Trata-se de Samora Neto, filho do embaixador na Inglaterra Miguel Neto. “Ele fica na vida boa com mulheres e bebedeira”.

Recordamos que Danilo chegou a garantir que não adquiriu um relógio por 500 mil euros, mas sim uma colecção de quadros do falecido fotógrafo de Hollywood. Danilo dos Santos é atualmente estudante em Londres na American International University. Sabe-se que é accionista do Banco Postal de Angola, fundado em Março do ano passado, através de duas sociedades privadas — a EGM Capital e a C8 Capital, ambas formadas em julho de 2015 em parceria com Ides Jackson Kussumua, filho do governador do Huambo, João Baptista Kussumua.

Leave a Reply