INQUÉRITO DA PGR A ISABEL DOS SANTOS: PREFIRO AGUARDAR PARA VER ATÉ ONDE VAI A ‘ENCENAÇÃO’

Compartilhe

A PGR, na sequência dos dados avançados pelo Conselho de Administração da Sonangol, sobre eventual crime de abuso de confiança da anterior gestora, engenheira Isabel dos Santos, tomou a decisão de mandar instaurar um inquérito.

Ramiro Aleixo | no Facebook

Uma medida acertada, mas prefiro aguardar pelos resultados. Pertenço a uma geração que já perdeu a confiança no nosso sistema de Justiça, e não será essa decisão que trará qualquer alento e me fará mudar de opinião. Prefiro pois, aguardar pelos resultados.

E aguardarei sentado, até porque, ainda rolará muita água debaixo dessa ponte. Informação que me foi passada faz algum tempo, atestava que a SONANGOL era uma mina de dinheiro com um fundo que ninguém imagina. E o actual Governador do Banco Nacional, se quiser, pode ter acesso à segredo de algumas contas bancárias de antigos integrantes do Conselho de Administração da SONANGOL, que são de arrepiar cabelo, domiciliadas no banco de que foi gestor e num offshore que funciona(va) a partir de Cabo Verde. Eram milhões e milhões de Kwanzas e de dólares que entravam todos os meses numa conta que depois saiam para várias outras e desdobravam-se por outras tantas. Ora o antes e o agora da SONANGOL ainda está envolvido em muita sujidade e esse inquérito, até pode constituir apenas a ponta do novelo.

Isabel dos Santos também tem esses dados na certa. E habituada que está a lidar com tribunais, com tantos advogados de que dispõe pagos à preço de ouro, de certeza que ‘ficou a tremer’ ao ter conhecimento dessa comunicação. Basta ver o post que fez nas redes sociais, aludindo à matança da cobra numa espécie de desafio ao PCA da Sonangol, à Justiça angolana e ao próprio poder. Aliás, alguém tem dúvida de que ela é poderosa?

Por outro lado, não nos deixemos levar por emoções. O recuo de JLO na correcção do que está mal (assunto que abordarei noutra oportunidade) pode levar-nos à conclusão de que o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, ainda tem a última palavra em muitas decisões e é o detentor do verdadeiro poder.

Percebe-se que, da expectativa que gerou às decisões que tem tomado, ouve um recuo muito grande na estratégia de João Lourenço. Como me confidenciou um amigo, o projecto de João Lourenço só seria coroado de êxito, se ele começasse por prender José Eduardo dos Santos, por ser o maior culpado da corrupção que se instalou, e na esteira da afirmação do seu poder, também os generais Kopelipa, Dino, José Maria e mais uns tantos. A estrutura tremeria de facto e tudo mudaria. Não teve como fazê-lo, perdeu o norte e quem estava com medo reganhou confiança.

E agora? JLO está a matar a expectativa nacional que aguardava por mudanças profundas, pois o barco continua a meter água por todos os lados; JLO continua a salvar os ratos do anterior regime como se eles não tivessem culpa de nada; JLO pode deixar de ser o vice-presidente do MPLA, porque não está a ser consequente nas suas decisões; o núcleo duro do MPLA, passado o susto, reorganizou-se e assumiu o comando. Quem depositava esperança na implementação de mudanças mesmo no interior da massa militante do MPLA, começa finalmente a perceber que esse partido tem dono: José Eduardo dos Santos.

Finalmente, João Lourenço até pode não voltar a ser o candidato do MPLA nas próximas eleições. Não terá ele próprio percebido que esticou demasiado a corda?

Leave a Reply