Governo angolano garante transladação dos restos mortais de JES a Angola nos próximos dias
Oiça aqui José Gama:
O jornalista José Gama, que goza de relacionamento “privilegiado” com fontes próximas à família de José Eduardo dos Santos, avançou à Rádio Despertar que, o cadáver do antigo Presidente da República poderá ser transladado de Barcelona a Luanda, já no próximo fim-de-semana, mas sublinha que para tal, será necessária a assinatura dos filhos, incluindo, José Filomeno dos Santos “Zenú dos Santos”, impedido de viajar para o estrangeiro devido à retenção do seu passaporte pelas autoridades angolanas.
Rádio Angola
José Gama disse também que é desejo dos filhos que o cadáver de José Eduardo dos Santos seja embalsamado antes da transladação a Luanda, processo que, de acordo com as regras da Espanha, afirmou, poderá levar alguns dias.
Entretanto, de acordo com o Club-K, a delegação governamental angolana que foi despachada a Barcelona para negociar com as filhas de Eduardo dos Santos, deu garantias ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, que até a final desta semana estarão em Luanda com a caixa contendo o corpo do antigo Chefe de Estado. Uma aeronave privada para transportar a urna já se encontra em Espanha, desde sábado para o feito.
Nesta segunda-feira, 11, membros da delegação do governo tentaram sem sucesso convencer o Tribunal de Barcelona, para que lhes fosse entregue o corpo de Eduardo dos Santos a pretexto de que o malogrado foi Chefe de Estado, e que o governo angolano pretende ter a tutela do corpo para ser levado a Luanda.
O Juiz responsável pelo processo rejeitou entregar o corpo a delegação angolana alegando que os restos mortais do antigo Presidente só poderão ser movimentados para fora do território espanhol mediante assinatura dos oito filhos.
Segundo apurou o Club-K, de todos os filhos do antigo Chefe de Estado, apenas Joseane e o mais novo Breno dos Santos que concordam que o corpo seja entregue ao governo de Angola, para ser enterrado em Luanda. Danilo dos Santos tem posição neutra.
Os restantes entendem que o corpo de ser ainda preservado em Barcelona, temendo que um funeral para os próximos dias em Luanda, seria usado para proveito político em beneficio da campanha eleitoral do Presidente João Lourenço.
De todos os filhos, o varão José Filomeno dos Santos “Zenu” é o único que não está em Espanha, pelo que o Tribunal precisará da assinatura do mesmo pelo que poderá ser feita por procuração devidamente reconhecida. “Zenu” que gostaria de ter ido a Espanha se juntar aos irmãos, está impedido de viajar uma vez que as autoridades angolanas recusam devolver-lhe o passaporte desde Agosto de 2019.