Governadora da Província de Luanda proíbe realização da manifestação convocada para Dia da Independência Nacional

Compartilhe

O Governo Provincial de Luanda proibiu a manifestação prevista para quarta-feira, 11 de Novembro, organizada por jovens activistas, que mantêm a intenção de sair à rua para protestar contra o elevado do custo de vida e pedir eleições autárquicas em 2021.

Em declarações à agência Lusa, Benedito (Dito) Dalí, um dos promotores da marcha, prevista para quarta-feira, dia em que se assinalam os 45 anos do fim do jugo colonial português, disse que a proibição foi nesta segunda-feira, 09, dada a conhecer pela polícia.

Segundo Dito Dalí, o Governo Provincial de Luanda alega que houve insuficiência na comunicação da carta, por não ter sido colocada a morada, “o que é mentira”.

“Nós temos o protocolo, onde fizemos referência à nossa morada, profissão. Outra questão que levantam é que o Decreto Presidencial (sobre o Estado de Calamidade Pública) prevê ajuntamentos não superiores a cinco pessoas”, referiu.

No passado dia 24 de Outubro, uma outra marcha convocada pelo mesmo grupo de activistas e com os mesmos objectivos, foi fortemente reprimida pela polícia e terminou com a detenção de mais de uma centena de manifestantes, incluindo jornalistas, entretanto já libertados.

Leave a Reply