GOVERNADOR DO MOXICO ABORDA COM SOCIEDADE CIVIL SITUAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DA PROVÍNCIA

Compartilhe

O governador da província do Moxico, Gonçalves Mwandumba aborda na próxima semana com vários membros da sociedade civil a situação social, económica e política da província.

Luena|Rádio Angola

A informação foi avançada à Rádio Angola pelo activista cívico Nelson Mucazo Euclides, para quem o governador provincial aceitou à uma solicitação da juventude para um encontro com às associações cívicas, académicas e religiosas, com vista para uma abordagem sobre a situação actual da província do Moxico.

O encontro com os jovens de vários estratos da sociedade vai decorrer no dia 24 deste mês, numa das salas do auditório do “Monumento da Paz”, às duas da tarde, na cidade do Luena. O activista Nelson Mucazo Euclides, natural do Moxico e estudante do último ano no curso de direito no Instituto Superior de Ciências de Administração e Humanas  (ISCAH ), em Luanda, preocupado com a situação da população, decidiu solicitar ao titular da província “este encontro alargado com os jovens”.

“Decidi falar com o dirigente máximo da província, Gonçalves Muandumba para que reunisse as associações cívicas e outras para falarem sobre alguns casos de extrema importância sobre a nossa terra”, disse a Rádio Angola.

O activista entende que, os jovens e estudantes de modo com um nível social e academicamente aceitável, o dinamismo deve ser outro. “Temos de resolver os problemas do povo falando com os dirigentes”, afirmou, acrescentando que “os dirigentes têm ouvir as nossas principais preocupações e isso é com base no diálogo entre o cidadão e o governante”, referiu o activista.

Nelson Mucazo revelou que a solicitação do governador provincial do Moxico foi feita ao telefone, tendo Gonçalves Muandumba aceitado o “repto”. “Liguei para o senhor governador a fim de pedir a ele que convidasse as associações cívicas e outras para falaremos da situação actual da província e não demorou aceitou ele ao nosso pedido”, salientou.

Disse que a juventude está preparada, esperando apenas pelo dia acordado para a realização deste encontro no “Monumento da Paz”. Para os activista do Moxico, é fundamental a governação participativa, pois ajuda na democratização do país. “Como activistas cívicos e cidadãos nacionais que somos, temos que pensar o país e a província em particular”.

“Não podemos continuar a com os hábitos do passado de falar com nossos dirigentes a distância, por isso, temos que ir ao encontro deles mesmo que eles não nos queiram dar espaço”, defendeu.

Segundo Nelson Mucazo Euclides, os activistas não inimigos dos governantes, mas sim “cidadãos que não aceitam alguns actos que alguns dirigentes praticam”, disse.

Os activistas salientam que, têm havido uma abertura em termos de dialogo com os governantes, um cenário, segundo eles, “não se verificava no passado com o ex-governador João Ernesto Liberdade”. “Há uma pequena abertura com o governo actual, no âmbito do diálogo, facto que não acontecia anteriormente, mas hoje existe uma diferença”.

“O anterior governador João Ernesto dos Santos “Liberdade” terminou o seu consulado nunca tive sequer o seu contacto telefónico, mas com o actual governador já se pode conversar mesmo ao telefone”, considerou.

O também membro da associação “LAULENU” e um dos fundadores da “Associação Dinâmica do Saber”, avançou com uma lista das organizações da sociedade civil que poderão participar do encontro com o governador provincial, Gonçalves Muandumba.

Poderão participar do encontro as seguintes organizações:

1-LAULENU

2-AVL

3-MÃOS LIVRES

4-LER O LIVRO IDEAL

5-MEA

6-ASSOCIAÇÕES DOS TRÊS  INSTITUTOS SUPERIORES;

7-LEVA ARTES

8-ÁRVORE QUE DÁ FRUTOS

9- ESCUTEIROS

10-UNI-ANGOLA

11-DINÂMICA DO SABER

12-REPRESENTAÇÕES JUVENIS DAS OUTRAS IGREJAS

Leave a Reply