Gestora de projectos do programa CRIAR defende fomento da empregabilidade para jovens

Compartilhe

Fomentar a empregabilidade e a criação de oportunidades profissionais para jovens angolanos é essencial para o desenvolvimento econômico e social do país, defende Vilma Pedro.

Segundo a responsável de Projectos do Programa CRIAR desenvolvimento profissional, Vilma Pedro, considera que  a  empregabilidade e a criação de oportunidades profissionais são aspectos fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.

Neste contexto deve-se prestar maior atenção à juventude por representar uma parcela significativa da população, sendo crucial garantir que esses jovens tenham acesso a empregos e a oportunidades para desenvolver seus talentos e contribuir para o crescimento do país.

Adianta que ao fornecer oportunidades de emprego, as habilidades e o potencial desses jovens são aproveitados, o que permite melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, a empregabilidade e a criação de oportunidades profissionais para os jovens angolanos, contribuem para o crescimento econômico do país.

Vilma Pedro destacou a necessidade das instituições públicas e privadas investirem em programas de formação e capacitação, a fim de equipar esses jovens com as habilidades necessárias para atender às demandas do mercado de trabalho. E  isso resulta em uma força de trabalho qualificada e diversificada, capaz de impulsionar setores-chaves da economia, como a indústria e o comércio.

A também gestora do Projecto CRIAR, entende que a juventude enfrenta vários desafios em relação à empregabilidade devido à falta de experiência profissional. As empresas frequentemente buscam candidatos com experiência anterior, o que torna difícil para os jovens conseguirem seu primeiro emprego.

Disse que o programa tem estabelecido parcerias com diversas empresas, para que as mesmas permitam que os recém licenciados tenham acesso a estágios profissionais.

“Até ao momento temos no CRIAR – Desenvolvimento Profissional, cerca de 40 jovens recém licenciados a frequentarem os estágios nas empresas, que estão espalhados em vários sectores económicos que têm potencial para criar oportunidades profissionais para os jovens” , asseverou.

Vilma Pedro  acredita que as empresas podem aderir a projectos de responsabilidade social. Que é o caso do Programa CRIAR – Desenvolvimento Profissional, que é um programa que oferece oportunidades para os jovens recém licenciados, adquirirem experiência prática em um ambiente de trabalho real.

Já, os jovens podem inscrever-se no Programa CRIAR – Desenvolvimento Profissional, a partir das suas instituições de Ensino Superior ou através do site do programa www.programacriar.com o mesmo tem parceria com várias empresas ligadas a diversos sectores.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply