Friends of Angola condena ataque da caravana de deputados da UNITA no Kuando-Kubango
E com bastante preocupação que a Friends of Angola (FOA) tomou conhecimento do incidente ocorrido no pretérito dia 12 de Abril de 2024 que teve como palco a província do Cuando Cubango município do Cuito Cuanavale, onde uma caravana de deputados do maior partido na oposição, segundo a UNITA, foi atacada por cidadãos vestidos com camisolas do MPLA.
De acordo a “Voz da América” o ataque resultou em feridos, pelo que, a Friends of Angola aproveita o ensejo para desejar rápidas melhoras.
A FOA, considera este acto repugnante, por isso condena veemente o mesmo. Actos como este não devem ser apreciados com normalidade em circunstância alguma. É necessário que os autores desta vil acção sejam devidamente identificados e sejam responsabilizados ao peso do Direito Penal Angolano.
Angola é um Estado parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (PIDCP) e da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), que protegem o direito à vida, à liberdade de reunião e à liberdade de associação (nos artigos, 2, 20, 22 e 10, respectivamente). Este direito também está protegido pela Constituição Angolana.
A Friends of Angola apela a PGR a tomar as diligências necessárias para que os autores desta acção sejam levados à justiça e sejam exemplarmente julgados e condenados pela agressão e morte do cidadão em causa, porquanto, constitui uma clara violação dos Direitos Humanos universalmente reconhecidos, tais como o direito à integridade física, à liberdade de expressão e consciência.
Outrossim, repudiamos outras forças políticas, sobretudo o partido MPLA e o Presidente da República, pela falta de empatia face ao incidente ocorrido, manifestado através do seu silêncio como se nada tivesse acontecido.
Atenciosamente,
Florindo Chivucute
Director Executivo