Friends of Angola condena ataque da caravana de deputados da UNITA no Kuando-Kubango

Compartilhe

E com bastante preocupação que a Friends of Angola (FOA) tomou conhecimento do incidente ocorrido no pretérito dia 12 de Abril de 2024 que teve como palco a província do Cuando Cubango município do Cuito Cuanavale, onde uma caravana de deputados do maior partido na oposição, segundo a UNITA, foi atacada por cidadãos vestidos com camisolas do MPLA.

De acordo a “Voz da América” o ataque resultou em feridos, pelo que, a Friends of Angola aproveita o ensejo para desejar rápidas melhoras.

A FOA, considera este acto repugnante, por isso condena veemente o mesmo. Actos como este não devem ser apreciados com normalidade em circunstância alguma. É necessário que os autores desta vil acção sejam devidamente identificados e sejam responsabilizados ao peso do Direito Penal Angolano.

Angola é um Estado parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (PIDCP) e da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), que protegem o direito à vida, à liberdade de reunião e à liberdade de associação (nos artigos, 2, 20, 22 e 10, respectivamente). Este direito também está protegido pela Constituição Angolana.

A Friends of Angola apela a PGR a tomar as diligências necessárias para que os autores desta acção sejam levados à justiça e sejam exemplarmente julgados e condenados pela agressão e morte do cidadão em causa, porquanto, constitui uma clara violação dos Direitos Humanos universalmente reconhecidos, tais como o direito à integridade física, à liberdade de expressão e consciência.

Outrossim, repudiamos outras forças políticas, sobretudo o partido MPLA e o Presidente da República, pela falta de empatia face ao incidente ocorrido, manifestado através do seu silêncio como se nada tivesse acontecido.

Atenciosamente,

Florindo Chivucute

Director Executivo

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply